Menu fechado

10 livros sobre minimalismo e essencialismo para uma vida com mais foco

Se você busca livros sobre minimalismo e essencialismo para finalmente ter mais foco, propósito e, quem sabe, um pouco mais de paz na sua rotina corrida, este artigo é para você! 

Num mundo que vive nos empurrando para o ‘mais’ – mais tarefas, mais notificações, mais coisas –, encontrar clareza e tranquilidade pode parecer um luxo distante. Mas e se eu te disser que simplificar não só é possível, como pode ser o segredo para uma vida mais rica e significativa?

É aí que entra o minimalismo, para eliminar o excesso em todas as áreas da vida a fim de focar naquilo que realmente importa para você. E, para te guiar nessa transformação, preparei uma lista com 10 livros incríveis! Eles vão te ajudar a organizar a casa, a mente e o orçamento financeiro, tudo para construir uma vida mais leve e com mais significado.

O que significa minimalismo como estilo de vida?

O estilo de vida minimalista vai muito além de simplesmente ter menos coisas, embora o destralhe seja uma parte importante do processo. Na essência, trata-se de uma ferramenta para viver com mais intenção, identificando o que é essencial e eliminando conscientemente os excessos que distraem e sobrecarregam

Um dos principais pontos desse estilo de vida é ir na contramão do consumismo desenfreado e fazer escolhas mais conscientes de como usar nosso tempo, energia e recursos

Assim, com menos estresse e mais clareza, podemos nos dedicar ao autoconhecimento, fortalecer nossos relacionamentos, buscar nossas paixões e investir energia onde realmente podemos contribuir de forma significativa para o mundo.

Leia também: Minimalismo: O que é, mitos, verdades e dicas

Melhores livros sobre minimalismo e essencialismo para simplificar sua vida

Se você já está decidido a cortar da sua vida tudo o que atrapalha sua evolução, mas não sabe por onde começar, não se preocupe. Há livros maravilhosos com estratégias diversificadas para implementar o minimalismo na sua vida. Confira a lista a seguir e escolha aquele que mais ressoa com você!

1) Mente minimalista

Autor: Gianini Ferreira

Esse é um excelente livro para quem está dando os primeiros passos no minimalismo, ou está em dúvida se vale a pena aderir. O mais legal nesse livro, é que ele não impõe as ideias.

Enquanto compartilha suas visões, o autor vai guiando o leitor pelas reflexões, fazendo perguntas e induzindo insights e autoconhecimento. O fato do autor ser brasileiro é também uma vantagem, pois traz uma proximidade maior e fica claro como suas ideias e seu discurso são aplicáveis à realidade do nosso dia a dia

Aliás, se quiser conhecê-lo melhor, dê uma olhada no seu canal Vida plena, no YouTube. Lá ele compartilha suas ideias e rotina, e tem até um documentário que ele mesmo produziu sobre o minimalismo.


2) Menos é mais 

Autora: Francine Jay

Menos é mais tem a proposta de aplicar o minimalismo no lar e, consequentemente, na rotina. A obra apresenta dez passos para eliminar a bagunça, com técnicas que podem ser aplicadas a todos os cômodos da casa.

Além disso, a autora ensina como envolver a família inteira no novo estilo de vida minimalista. A leitura é tão estimulante que, em vez de achar chato arrumar a casa, você vai se sentir super empolgado(a) com a missão!

O passo a passo é realmente prático e aplicável, comprovado por milhares de leitores, que relatam viver muito melhor em seus lares mais organizados com a ajuda desse livro.


3) Casa minimalista

Autor: Joshua Becker

Esse livro sobre minimalismo esclarece que o ponto não é ter menos coisas por ter menos, mas sim abrir espaço para o que realmente importa: mais tempo, mais propósito e relacionamentos mais ricos. É uma leitura que foca muito no “porquê” do minimalismo.

Becker compartilha sua própria jornada e de sua família ao adotar esse estilo de vida, tornando a leitura muito próxima e inspiradora. Ele também oferece um roteiro prático e encorajador para você encontrar o seu próprio nível de minimalismo. Muitos leitores relatam que o livro serve como um guia para repensar o consumo e os excessos.

Diferente de outras obras que focam mais no método de descarte, este livro sobre minimalismo se aprofunda nos benefícios emocionais e na liberdade de uma vida com menos tralha. É ideal para quem sente que as posses estão sufocando a felicidade e busca uma mudança de mentalidade para viver de forma mais intencional



4) Tudo o que importa

Autores: Joshua Millburn Fields e Ryan Nicodemus

Escrito pela famosa dupla conhecida como “The Minimalists”, os mesmos do documentário “Minimalismo já”, da Netflix, lembra? Este livro retrata a jornada pessoal de Joshua Fields Millburn. Ele narra como, mesmo tendo alcançado o sucesso tradicional com carreira e bens, se sentia infeliz, e como o minimalismo o ajudou a encontrar um novo significado para a vida.

Assim, a obra mostra o minimalismo como um caminho para priorizar relacionamentos, paixões, crescimento pessoal e contribuição. Ryan Nicodemus complementa a narrativa com suas observações, muitas vezes bem-humoradas, sobre a jornada do amigo e a sua própria.

Quem já acompanha o trabalho dos The Minimalists em documentários ou no blog, vai se sentir em casa. É um ótimo livro sobre minimalismo para reavaliar seus valores e entender, através de uma história real, como é possível viver com mais propósito e menos posses.

✅ Assine Kindle Unlimited e leia à vontade mais de 2 milhões de e-books. Inicie seu teste grátis de 30 dias.


5) A riqueza da vida simples

Autor: Gustavo Cerbasi

Neste livro, o renomado consultor financeiro Gustavo Cerbasi demonstra como uma vida mais simples e intencional pode ser o caminho não só para a tranquilidade financeira, mas, principalmente, para uma vida mais rica em experiências e significado, um pilar do essencialismo.

Cerbasi defende que a verdadeira riqueza reside na liberdade de escolha e no alinhamento entre seus gastos e seus propósitos mais genuínos. Com base nisso, ele propõe uma reflexão sobre nossos padrões de consumo e como eles podem nos afastar do que realmente valorizamos.

Com uma abordagem pragmática e exemplos práticos, o autor ensina a identificar o que é supérfluo e como direcionar recursos para o que realmente importa, seja tempo de qualidade, aprendizado ou realizações pessoais. É um livro que conecta finanças pessoais com propósito de vida.


6) Minimalismo digital

Autor: Cal Newport

Cal Newport, conhecido por suas obras sobre produtividade, propõe nesse livro uma reavaliação radical da nossa relação com a tecnologia. Ele propõe um detox digital de 30 dias, abandonando tecnologias opcionais para, depois, reintroduzi-las de forma intencional e estratégica.

A principal ideia é usar a tecnologia para apoiar nossos valores e objetivos, e não sermos escravos dela. Contudo, reconhece que apenas dicas como desativar as notificações do celular não resolvem a questão.

Então, Newport apresenta um roteiro prático e bem fundamentado que identifica quais ferramentas digitais agregam valor e quais são apenas fontes de distração e ansiedade. Importante destacar que o autor não demoniza o universo digital, mas propõe uma relação mais saudável com a tecnologia, focando em uso intencional e consciente.


7) Essencialismo

Autora: Greg McKeown

Essencialismo mostra que é possível equilibrar trabalho e vida pessoal, entregando contribuição máxima nessas áreas e vivendo-as plenamente, com resultados significativos e sem se exaurir.

Ele derruba de vez a crença de que pessoas produtivas precisam estar sempre ocupadas e sobrecarregadas. Quanto à experiência de leitura, posso assegurar que o livro faz jus ao princípio que prega: ele é simples, fácil de entender e direto ao ponto, sem encheção de linguiça

Conteúdo rico e essencial para quem quer uma vida com mais realizações e menos estresse! Se quiser saber mais sobre esse título, confira meu resumo sobre ele no artigo Principais lições do livro Essencialismo, de Greg McKeown.


8) Dê adeus ao excesso

Autor: Fumio Sasaki

Fumio Sasaki, um editor japonês, compartilha aqui de forma muito honesta como ele passou de um acumulador máximo, infeliz, para alguém que encontrou contentamento e liberdade em possuir muito pouco.

O livro detalha sua experiência pessoal, mostrando como o excesso de coisas roubava seu tempo, energia e felicidade. Ele não apenas dá dicas práticas – são mais de 70! – para se livrar do supérfluo, mas também destaca os benefícios psicológicos e emocionais de viver com menos.

O principal diferencial da obra está na vulnerabilidade do autor e na profundidade da transformação que ele descreve. Além disso, diversas avaliações online desse livro sobre minimalismo mencionam que a leitura é gostosa e fluida, interessante tanto para iniciantes quanto para quem já está familiarizado com o tema. 

✅ Assine Kindle Unlimited e leia à vontade mais de 2 milhões de e-books. Inicie seu teste grátis de 30 dias.


9) Realize seus sonhos gastando pouco

Autora: Ana Bochi

Nesse livro sobre minimalismo aplicado ao planejamento financeiro, Ana Bochi mostra que é possível ter experiências incríveis ou alcançar grandes objetivos, mesmo que você não seja rico. O segredo, segundo a autora, está no planejamento inteligente e na criatividade para otimizar recursos.

O livro traz dicas para economizar no dia a dia e fazer escolhas de consumo mais conscientes, e ainda mostra como planejar aquela viagem especial ou um projeto pessoal sem estourar o orçamento.

O foco aqui é colocar os sonhos em primeiro lugar e, a partir deles, construir um plano financeiro viável e minimalista. É uma leitura leve e motivadora, perfeita para quem busca transformar seus desejos em realidade com consciência, estratégia e um toque de ousadia.


10) A mágica da arrumação

Autora: Marie Kondo

Embora o título não mencione diretamente a palavra “minimalismo”, ele tem tudo a ver com esse estilo de vida, pois abraça justamente o ponto central, que é descartar com consciência. Para isso, a autora propõe escolher as coisas que queremos guardar e não aquelas de que queremos nos livrar

Essa simples diferença de abordagem transforma a arrumação numa aventura de autoconhecimento, onde a pergunta chave é: “Isso me traz alegria?”. Além disso, o famoso método KonMari ensina a organizar os pertences por categorias – roupas, livros, papéis, itens diversos e, por último, os de valor sentimental. 

Muitos leitores relatam que, apesar de algumas dicas parecerem um pouco excêntricas no início (ex: agradecer aos objetos antes de descartá-los), o resultado é surpreendente, trazendo não só ordem física, mas também clareza mental e uma nova apreciação pelo que se possui.

Transforme sua rotina e sua vida com os melhores livros sobre minimalismo

Os melhores livros sobre minimalismo e essencialismo podem trazer mais riqueza à sua vida ao te ajudar a eliminar tudo aquilo que não te serve mais, seja o excesso de tralha física que entope sua casa ou a sobrecarga mental que te impede de focar no que realmente importa. 

Nesse artigo, você conferiu as obras mais relevantes sobre o tema atualmente, com enfoques que vão desde como organizar a casa e descartar objetos sem dó (e com alegria!), até repensar seu uso da tecnologia para que ela trabalhe a seu favor, e não o contrário. Além disso, vimos que um orçamento financeiro mais consciente pode te libertar para viver experiências que o dinheiro, por si só, não compra.

E você, já leu algum desses livros ou tem outra indicação valiosa sobre minimalismo e essencialismo para compartilhar? Deixe seu comentário abaixo! E se este artigo foi útil para você, que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais? Ajude mais pessoas a descobrirem o poder transformador de uma vida com mais foco e propósito!

*Compras feitas através dos links aqui indicados podem gerar comissões para o site Vi Claramente;

** As imagens dessa página podem ter sido geradas com inteligência artificial.

2 Comentários

  1. Pingback:Minimalismo: O que é, mitos, verdades e dicas - Vi Claramente

  2. Pingback:Melhores livros sobre produtividade - Vi Claramente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *