Não é mistério que o hábito da leitura é um dos mais comuns entre as pessoas consideradas inteligentes e de maior destaque em todas as áreas. Bill Gates, Jeff Bezzos, Elon Musk e Oprah Winfrey são exemplos de personalidades ricas e bem sucedidas conhecidos por serem leitores vorazes.
Além de ser uma prática cultivada por muitos líderes de sucesso, a leitura de livros continua sendo insubstituível no desenvolvimento intelectual e pessoal, mesmo na era digital. Ainda assim, apesar de tantos benefícios e da atual facilidade de acesso, aderir ao hábito de ler livros está cada vez mais desafiador.
Porém, se você está decidido a entrar para o time dos leitores ávidos, este artigo é para você. Aqui você vai encontrar estratégias comprovadas para incorporar a leitura na sua rotina, superar obstáculos comuns e maximizar os benefícios que a leitura pode oferecer. Vem comigo!
Qual é a importância do hábito da leitura? Entenda os benefícios de ler livros
Que os livros são uma valiosa fonte de conhecimento você já sabe. Mas além das lições específicas que você pode adquirir por meio de livros, há outros benefícios incríveis no hábito da leitura. Veja alguns exemplos:
Você se torna mais criativo
A criatividade nada mais é do que a capacidade de gerar ideias inéditas a partir de novas conexões entre os inputs previamente adquiridos.
Esses inputs podem ser conhecimentos, experiências ou observações. Logo, quanto mais inputs você coletar, mais matéria-prima terá para gerar soluções criativas. E, afinal, o que é um livro senão uma fonte repleta de inputs diversos?
Seu vocabulário aumenta
A cada livro que lê, você encontra novas palavras, expressões e formas de construção de frases, que vão enriquecendo seu repertório aos poucos. Logo, sua capacidade de comunicação escrita e falada vai se refinando. E mais ainda, você também melhora sua habilidade de compreender textos complexos e expressar suas próprias ideias de forma mais precisa. Legal, né?
Seu poder de concentração fica mais aguçado
Ao contrário das muitas distrações digitais que nos rodeiam diariamente, a leitura requer uma participação ativa e imersão mental. Quando você se entrega a um livro, você treina sua mente para se concentrar em uma única tarefa por períodos prolongados de tempo.
Esse tipo de engajamento profundo pode ajudar a fortalecer os circuitos neurais associados à concentração e ao foco. Com algum tempo de prática, ficará mais fácil para você se concentrar em outras áreas da sua vida também.
Você desenvolve seu pensamento crítico
A leitura expõe você a diferentes pontos de vista, ideias e narrativas, podendo desafiá-lo a pensar de maneiras novas e até considerar perspectivas diferentes das suas próprias.
Você poderá questionar e comparar as ideias apresentadas nos livros que lê. Esse processo de análise e reflexão ajuda a fortalecer as habilidades de raciocínio e a capacidade de tomar decisões informadas com base em argumentos. Ou seja, ler livros te deixa mais inteligente!
Você relaxa e se diverte
A leitura não é apenas uma atividade intelectualmente estimulante, mas também uma forma de relaxamento e entretenimento. Afinal, além de proporcionar um escape da realidade, um bom livro também pode ajudar a reduzir os níveis de estresse e ansiedade.
Isso ocorre porque a leitura envolve uma concentração focada em uma atividade agradável, ajudando a afastar pensamentos negativos e preocupações.
Como cultivar o hábito de leitura: 7 dicas que funcionam (e um hack bônus no final)
Ler é bom demais! Claro que eu sou suspeita para falar, né? Mas, acredite, fazer da leitura de livros um hábito consistente pode ser mais fácil do que você imagina! E certamente vale muito a pena! Confira a seguir os 7 passos para se tornar um leitor assíduo.
1) Escolha bons livros
A escolha dos livros certos é essencial para manter você firme no hábito da leitura. Opte por gêneros literários que ressoem com você e despertem seu interesse, seja ficção ou não-ficção.
Além disso, leve em consideração os temas abordados nos livros. Escolha obras que estejam alinhadas com seus hobbies ou áreas de conhecimento que deseja explorar. Se você está passando por um momento específico em sua vida, busque livros que ofereçam orientações relevantes para essa fase, seja relacionada a carreira, relacionamentos, saúde mental ou qualquer outro aspecto.
No entanto, não tenha medo de diversificar sua seleção de leitura. Permita-se experimentar diferentes estilos de escrita, autores e perspectivas. Essa variedade pode enriquecer sua experiência e proporcionar novas descobertas.
2) Comece pequeno: estipule uma meta de leitura diária extremamente fácil de bater
James Clear, em seu best-seller Hábitos Atômicos e B. J. Frogg, autor de Micro-Hábitos, defendem que começar pequeno é a melhor e mais eficaz forma de manter a consistência em um novo hábito em médio e longo prazo. Aliás, essa é também uma das principais lições do livro Essencialismo, de Greg McKeown.
Bem, se este conceito já foi validado inúmeras vezes, nada mais inteligente do que aplicá-lo em sua rotina, certo? Para isso, você precisa tornar o novo comportamento ridiculamente fácil, a ponto de torná-lo à prova de desculpas.
Uma forma de fazer isso para adquirir o hábito de ler livros é estipular uma micro meta, como ler 1 página por dia. Impossível não ter tempo para 1 única página, não é mesmo? E pode apostar que, na maioria das vezes, você lerá várias páginas a mais do que planejava. Isso porque o mais difícil é começar. As micro metas quebram essa inércia, dando um despretensioso e poderoso pontapé inicial.
3) Facilite a execução do hábito de leitura
Outra dica que você encontra nos livros que citei acima, é preparar o seu ambiente no sentido de facilitar a aderência ao comportamento que você quer adquirir. Assim, para tornar o hábito da leitura mais natural, tenha um livro sempre ao seu alcance. Deixe-o sobre a mesa ou escrivaninha, e leve-o na bolsa ou mochila quando sair.
Assim, você possibilita o costume de ler algumas páginas quando estiver em uma fila, no transporte público, no intervalo do trabalho e tantas outras situações da rotina.
Além disso, é também válido determinar um horário e local específico para se dedicar à leitura. De preferência um lugar calmo, silencioso e confortável. Mas lembre-se da dica acima sobre começar pequeno! Se você não tem o hábito de ler por horas, não queira iniciar dessa forma da noite para o dia. Reserve apenas alguns minutinhos por dia, tudo bem?
Leia também: Como ler livros e não esquecer do que leu: 10 técnicas eficientes
4) Considere adquirir um Kindle
Essa dica está relacionada à anterior. Isso porque o Kindle é um dispositivo super prático, fácil de usar e de levar para qualquer lugar. Muitas vezes, ele caberá no bolso da sua roupa.
Comparado a um tablet ou celular, o Kindle é muito mais adequado para a leitura de livros, uma vez que ele não dispara notificações que possam te distrair. Além disso, ele não tem a luz azul que os demais dispositivos emitem, portanto, não causa desconforto para os olhos. Há modelos de Kindle com ou sem luz, contudo, aqueles que a possuem, garantem uma iluminação delicada e agradável.
O Kindle ainda tem várias outras vantagens, como a possibilidade de destacar trechos e fazer anotações. Todas essas edições que você fizer, ficam salvas e facilmente acessíveis em uma aba específica, o que facilita as revisões daqueles trechos que você considera mais importantes.
5) Dificulte a execução de hábitos que atrapalham a sua leitura diária
Além de facilitar a aquisição do novo comportamento, é essencial adotar medidas que dificultem a execução de hábitos indesejados, ou que atrapalham a aquisição do hábito da leitura. Aposto que você sabe exatamente do que estou falando!
Sim, o seu celular é um dos maiores obstáculos ao hábito de ler livros! Aliás, o smartphone é uma fonte inesgotável de distrações sedutoras e estímulos dopaminérgicos com promessas de recompensa imediata, capaz de usurpar todo o seu tempo livre!
Você pode se prevenir dessas armadilhas desativando as notificações dos aplicativos e colocando um timer que limita o tempo de uso das redes sociais. A maioria dos dispositivos possui ferramentas para isso (procure nas configurações do seu celular por “bem-estar digital” em Android ou “tempo de uso” em iOS).
Além disso, você pode deixar seu livro ou Kindle mais accessível e visível que o smartphone. Se possível, deixe este último em outro cômodo da casa quando estiver lendo.
6) Se relacione com pessoas que têm o hábito da leitura
Lembra daquela velha máxima “você é a média das 5 pessoas com quem mais convive”? Esse dito está coberto de razão. Por isso, uma das melhores dicas para aderir a qualquer hábito é se relacionar com pessoas que já executam o comportamento que você pretende adquirir.
Fora que é muito legal ter com quem conversar sobre os títulos que está lendo, trocar dicas de livros e até mesmo sincronizar a leitura de um livro e ir discutindo a obra ao longo dos capítulos.
Se você não tem conhecidos diretos que tenham o hábito da leitura, não se preocupe. Eu também não tenho. Mas a internet está aí para preencher esse gap e ajudar pessoas com interesses relacionados a se conectarem. O fato de você estar aqui é uma prova disso 😉
Este site é o lugar ideal para você que quer ler mais, pois aqui compartilho meu aprendizado com os livros e dicas de leitura. Você também pode procurar grupos de Facebook sobre o tema, seguir influencers que postam conteúdos sobre livros e ainda se cadastrar em redes sociais voltadas para leitura, como Skoob e Goodreads.
7) Não insista em um livro ruim. Ás vezes é melhor desistir…
Vamos admitir que aquela história de “nunca desista” nem sempre se aplica. Tem alguns livros por aí que não merecem a nossa persistência. Sabe aquela leitura maçante, intrincada? Pois é, nem sempre a dificuldade em ler até o final é problema seu. Às vezes, o livro é ruim mesmo!
Então, se mesmo após algumas páginas de insistência você perceber que a leitura não está agregando valor, considere desistir do livro. Sei que isso pode ser difícil para algumas pessoas, especialmente aquelas que têm aversão a deixar tarefas inacabadas. Aliás, confesso que me incluo nesse grupo!
De qualquer forma, já se foi o tempo em que eu me forçava a ir até o final de um livro que não flui. Afinal, meu tempo é valioso demais para ser desperdiçado com uma leitura que não contribui em nada na minha vida. Se percebo essa situação, desmarco e fecho o livro sem dó nem piedade (ok, confesso que dói um pouquinho sim) e passo para o próximo livro da lista, que, aliás, é enorme!!
Dica bônus para livros longos ou difíceis: organize um cronograma
Enfrentar livros longos ou desafiadores pode parecer uma tarefa assustadora, mas organizando um cronograma de leitura, você pode tornar essa missão gerenciável e gratificante.
Comece definindo metas de leitura realistas e alcançáveis com base em seu ritmo e disponibilidade de tempo. Divida o livro em seções menores e estabeleça prazos para cada uma delas, criando um plano para avançar na leitura.
Ao criar seu cronograma, leve em consideração seus compromissos diários e semanais e identifique os momentos ideais para dedicar à leitura. Reserve períodos regulares do seu dia para isso, como pela manhã antes do trabalho, durante a pausa do almoço ou à noite antes de dormir.
No entanto, não hesite em ajustar seu cronograma caso seja necessário. Se perceber que está progredindo mais lentamente do que o esperado ou se sentir sobrecarregado, revise suas metas e prazos. Afinal, o objetivo é desfrutar da experiência de leitura, então não se pressione demais e permita certa flexibilidade ao longo do caminho.
Abra um livro e abra a mente: o poder transformador da leitura nas suas mãos!
O hábito da leitura pode enriquecer nossa mente, expandir nossos horizontes e nos conectar a um mundo de conhecimento e inspiração. Ainda que incorporar a leitura na rotina seja desafiador e demande certa dedicação, os benefícios certamente compensam o esforço investido.
Nesse artigo você viu alguns desses benefícios, e melhor do que isso, teve acesso a dicas comprovadamente eficazes e super fáceis de implementar. Agora é com você! Comece a aplicar as estratégias que viu aqui para aderir ao hábito da leitura.
Por fim, sugiro que você envie esse artigo para aquela pessoa especial com quem quer compartilhar suas leituras. E fique até o final para dicas de livros que não podem faltar na sua wishlist!
Até a próxima!
Quer saber mais sobre o tema?
Hábitos Atômicos
Autor: James Clear
Nesse livro o autor Jamer Clear apresenta estratégias práticas para criar ou abandonar hábitos.
O autor defende que pequenas mudanças de comportamento levam a resultados impressionantes e mostra casos de medalhistas olímpicos, artistas e grandes líderes de negócios. A leitura é fácil e estimulante.
Não à toa que esse super best-seller é considerado por muitos como o melhor livro sobre o tema.
Micro-hábitos: As pequenas mudanças que mudam tudo
Autor: B. J. Fogg
B.J Fogg defende que começar pequeno é a chave para o sucesso e explica como alcançar grandes conquistas por meio de micro mudanças.
O autor mostra que, com o conhecimento dos elementos do comportamento, mudar pode ser fácil e divertido. Para isso, ele apresenta o seu modelo de comportamento Fogg com ilustrações e exemplos de casos reais.
A linguagem é super simples e leve. Um livro fácil de devorar, e com ensinamentos que valem a pena ser digeridos.
Kindle 11ª Geração
O Kindle foi uma das melhores aquisições da minha vida e recomendo fortemente que você também tenha um para facilitar sua leitura de livros!
Ele é super fácil de usar e te permite levar diversos livros para onde você quiser! Aliás, perceba ainda que a versão e-book da maioria dos livros costuma ser mais barata que a versão impressa, o que também já é um grande auxílio na hora de comprar os títulos da sua wishlist!
Essa 11a versão Kindle é a mais recente, possui 300 dpi de resolução, com tela antirreflexo que imita a aparência do papel. Demais, né? E a bateria dura horrores: até 6 semanas com uma única carga! Sério, vale muito a pena ter esse maravilhoso dispositivo!
*Compras feitas através dos links aqui indicados podem gerar comissões para o site Vi Claramente;
** As imagens dessa página podem ter sido geradas com inteligência artificial.