Menu fechado

Melhores livros sobre mindfulness: meditação e práticas cotidianas

Os melhores livros de mindfulness oferecem as ferramentas para usufruirmos dos inúmeros benefícios dessa prática, tais como melhora do foco e atenção, redução da ansiedade e bem-estar na rotina e nas interações sociais. Isso sem falar que todos esses efeitos contribuem para a saúde física e mental, para a produtividade e por fim, para atingir um estado de paz interior.

Então, se você quer colher esses frutos, mas não sabe por onde começar, veio ao ligar certo! Nesse artigo você vai encontrar a lista dos 10 melhores livros sobre mindfulness atualmente, incluindo manuais de meditação e de práticas para a rotina, títulos introdutórios e avançados com abordagem científica ou espiritual. Portanto, seja qual for sua expectativa, certamente vai encontra o livro de mindfulness ideal para você! Vamos lá?

O que é mindfulness?

Também conhecido como atenção plena, o conceito de mindfulness se refere colocar o foco no momento presente, direcionando a consciência para as experiências internas e externas, sem qualquer julgamento ou reação.

Embora as práticas de mindfulness tenham origem nas tradições budistas, o conceito não tem ligação com contexto religioso, de forma que a atenção plena pode ser empregada em técnicas terapêuticas, educativas ou de bem-estar geral. Inclusive, pessoas de qualquer religião, idade, cultura ou status social podem colher os benefícios do mindfulness, que incluem:

  • redução do estresse e ansiedade;
  • melhoria da capacidade de foco e concentração;
  • clareza mental e melhor gerenciamento das emoções;
  • bem-estar geral.

Qual é a diferença entre meditação e mindfulness?

É comum relacionar mindfulness com meditação, no entanto, temos que esclarecer que a meditação não se restringe ao mindfulness, bem como mindfulness não se restringe à meditação. Ficou confuso? Bem, a diferença fica mais clara conceituando cada um deles. Veja:

  • Meditação: consiste em uma prática específica e estruturada. O tipo de meditação mais conhecido atualmente nos países ocidentais é a meditação mindfulness, pois esta tem sido o foco de vários estudos científicos nas últimas décadas. Contudo, há outros tipos de meditação, tais como meditação transcedental, samatha, metta, entre outras;
  • mindfulness: consiste no ato de manter a atenção no momento presente. Isso pode ser feito durante a prática de meditação mindfulness ou em qualquer atividade, inclusive as mais corriqueiras, como tomar banho, comer, conversar ou relaxar.

Logo, o mindfulness pode ser aplicado em qualquer contexto. Ainda assim, a melhor maneira de colher seus benefícios de forma consistente é através da prática diária de meditação mindfulness, em conjunto com aplicações pontuais na rotina durante os afazeres. 

Top 10 melhores livros sobre mindfulness

Quer aprender a aplicar o mindfulness na meditação e no dia a dia? Saiba que há livros que são guias detalhados com instruções práticas, exercícios e até áudios de meditação guiada. 

Porém, se você quer entender mais a fundo como a atenção plena afeta o cérebro, também pode encontrar essas informações em excelentes livros sobre mindfulness. Seja qual for sua intenção, um (ou mais) dos títulos a seguir pode atender às suas necessidades! 

1) Atenção Plena Mindfulness

Autores: Danny Penman e Mark Williams

Se você está decidido a implementar a meditação mindfulness em sua vida, esse livro será seu grande aliado! Ele consiste em um programa de 8 semanas com exercícios e meditações diárias, incluindo links para áudios de meditações guiadas. 


Ou seja, tudo o que você precisa para começar está aqui! Esse livro possui milhares de avaliações positivas na Amazon, e é recomendado por Daniel Goleman (autor do livro Inteligência emocional e outros best-sellers) e pelo psicólogo e influencer brasileiro Eslen Delanogare.


2) Atenção Plena para Iniciantes

Autor: Jon Kabat-Zinn 

Jon Kabat-Zinn foi um dos responsáveis por atrair a atenção da ciência para a prática de meditação, com seus estudos sobre os efeitos da prática na redução da ansiedade, estresse e dores crônicas.

Apesar de seu forte background em zen budismo, o autor não aborda a meditação em um contexto religioso. Ainda assim, algum alento espiritual pode ser encontrado por pessoas de qualquer cultura ou religião em sua obra.

Esse livro sobre mindfulness é um dos mais populares do autor no Brasil. Ele introduz os conceitos e práticas de meditação com foco em alívio de dores físicas e psicológicas, controle emocional, melhora da capacidade de foco, bem como bem-estar geral.

Os capítulos são curtos, em linguagem simples, ideal para iniciantes. Além disso, inclui links para 5 áudios de meditação mindfulness guiada.


3) Manual de Mindfulness e Autocompaixão

Autores: Kristin Neff  e Christopher Germer

Esse livro foi escrito pelos criadores do Mindful Self-Compassion (MSC), um programa de mindfulness focado em autocompaixão, desenvolvido para melhorar a qualidade de vida de pessoas que sofrem com autojulgamento, perfeccionismo, distúrbios de autoimagem e problemas relacionados


A obra inclui guias de meditação, práticas informais para usar no dia a dia e exercícios práticos de autoconhecimento, além de histórias reais de pessoas que aplicaram o método. Clique em um dos links a seguir para adquirir o seu exemplar!


4) Neurociência e Mindfulness: Meditação, Equilíbrio Emocional e Redução do Estresse

Autor: Ramon M. Cosenza 

Esse título é especialmente indicado para quem gosta de aprender sobre o funcionamento do cérebro do ponto de vista científico.

Embora o foco seja compreender os mecanismos fisiológicos por trás dos efeitos já comprovados do mindfulness, o livro também traz técnicas e exercícios práticos para você usufruir dos benefícios descritos pelo autor.

Aliás, o autor é médico e neurocientista, ele embasa sua obra em evidências científicas, de forma que não há uma abordagem espiritual, como em diversos outros títulos sobre o tema.

Vale mencionar também que esse livro já foi citado e recomendado pelo psicólogo e influencer Eslen Delanogare, o que certamente torna o título ainda mais atrativo para quem consome conteúdo online relacionado à neurociência.


5) Manual Prático Mindfulness- Curiosidade e Aceitação

Autores: Javier Campayo e Marcelo Demarzo

Mais uma obra ideal para iniciantes, mas que também atende bem a praticantes com qualquer nível de experiência prévia.

Trata-se de um manual com os conceitos e explicações sobre o método, além de técnicas para praticar. Segundo os autores, esse é o livro-texto utilizado no mestrado de mindfulness, da Universidade de Zaragoza.

A obra é assinada pelos criadores do método Terapia de Compaixão Baseada nos Estilos de Apego. Javier Campayo é psiquiatra, especialista em mindfulness e professor na Universidade de Zaragoza, na Espanha. Marcelo Demarzo, é médico de família, professor na UNIFESP e fundador do Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde.

Então você pode esperar um conteúdo robusto e bem embasado. Ainda assim, quem já leu garante que a linguagem é simples, direta e de fácil entendimento.


6) O milagre da atenção plena: Uma introdução à prática da meditação

Autor: Thich Nhat Hanh 

Thich Nhat Hanh foi um monge budista, poeta e ativista da paz. Um dos mestres do zen-budismo mais respeitados e admirados da atualidade. Então, se você tem interesse em aprender sobre mindfulness por uma abordagem espiritual, vale a pena conhecer as obras desse autor.

O título que você vê aqui é ótimo para quem está tendo os primeiros contatos com o conceito de atenção plena. Além de práticas de meditação, a obra propõe o emprego do mindfulness nas atividades do dia a dia, como lavar a louça e falar ao telefone. A linguagem é simples e de fácil compreensão, mas carregada de profunda sabedoria.


7) Desconstruindo a ansiedade

Autor: Judson Brewer

Judson Brewer, autor desse livro, é psiquiatra especializado em tratamento da ansiedade e mudança de hábitos por meio de práticas de atenção plena.

Com base nessa abordagem, ele desenvolveu um programa que ajudou milhares de pacientes a se libertarem do tabagismo, alcoolismo e compulsão alimentar.

Nesse livro, Brewer mostra como aplicar a atenção plena para dominar as emoções, visando eliminar maus hábitos e encontrar o bem-estar.

Assim, o foco desse livro de mindfulness não é em meditação, mas sim em aumento da consciência em relação a hábitos e comportamentos.  A obra apresenta evidências científicas e relatos de casos em uma linguagem fácil de entender.


8) Brincando de mindfulness: 50 exercícios para praticar a atenção plena com crianças

Autora: Patricia Calazans

Aqui vai uma ótima indicação para quem procura por um livro de mindfulness para crianças. Na verdade, ele não é exatamente um livro, mas sim uma linda caixinha com 50 cartas.

Cada uma delas apresenta instruções ao adulto para conduzir alguma atividade com a criança. Uma ferramenta didática e divertida tanto para a criança quanto para o adulto.

A obra é ideal tanto para pais aplicarem as atividades com seus filhos, quanto para uso em consultório por terapeutas que atendem crianças. Afinal, as práticas de mindfulness para crianças podem ajudar a melhorar foco, atenção, gerenciamento das emoções e qualidade das interações sociais.

Assim, é super indicado para todas as crianças, especialmente aquelas que apresentam Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e ansiedade.


9) Aonde quer que você vá, é você que está lá: Um guia prático para cultivar a atenção plena na vida diária

Autor: Jon Kabat-Zinn 

Essa obra é um clássico sobre o tema, com mais de 25 anos no mercado, mais de um milhão de exemplares vendidos e assinado por uma das maiores autoridades em meditação e atenção plena. Ele se propõe a ser um guia sobre meditação mindfulness, autoconhecimento e gerenciamento de emoções e pensamentos.

Assim, o diferencial desse livro de mindfulness é sua abordagem voltada não apenas para a meditação em si, mas em como incorporar a atenção plena nas atividades do dia a dia e na forma de encarar os desafios da vida.

Logo, é uma boa indicação para quem busca no mindfulness uma ferramenta para ter mais paz, tranquilidade e qualidade de vida.


10) Viver a catástrofe total

Autor: Jon Kabat-Zinn

Segundo Zabat-Zinn, “catástrofe, aqui, não significa desastre, mas a pungente enormidade da nossa experiência de vida.” Assim, a obra se propõe a oferecer um bom suporte frente às adversidades da vida, sendo um dos mais lidos e recomendados na área.

Nele, o autor descreve seu programa de redução de estresse baseado em mindfulness. No entanto, cabe destacar que essa pode não ser a melhor indicação para ser seu primeiro contato com o assunto, já que é um livro bem robusto, com mais de 700 páginas.

Portanto, o livro Viver a catástrofe total é bom para quem já pratica a atenção plena ou outras práticas para redução do estresse e quer se aprofundar.


Melhores livros de mindfulness para todos: agora escolha o seu! 

Enfim, aqui encerramos nossa lista dos 10 melhores livros sobre midfulness do momento. Nesse artigo, há boas indicações para quem está iniciando no mindfulness e até para quem nunca ouviu falar, bem como para quem já pratica, com qualquer nível de experiência prévia.

Vimos bons livros de mindfulness para reduzir a ansiedade, manuais práticos, obras com abordagens científica ou espiritual e também uma boa opção para introduzir as crianças na aplicação da atenção plena. Certamente algum (ou vários) desses títulos vai atender às suas necessidades

Então aproveite esse guia e compartilhe com seus amigos que também estejam interessados nos inúmeros benefícios que a atenção plena pode trazer para nossas vidas!

*Compras feitas através dos links aqui indicados podem gerar comissões para o site Vi Claramente;

** As imagens dessa página podem ter sido geradas com inteligência artificial.

3 Comentários

  1. Pingback:Melhores livros de Daniel Goleman: qual comprar? - Vi Claramente

  2. Pingback:Meditação mindfulness para ansiedade- benefícios e como praticar

  3. Pingback:Como não se comparar com os outros: 8 dicas práticas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *