Ter mais disciplina é o principal requisito para as grandes conquistas em qualquer área da vida. Afinal, o sucesso costuma ser a soma de pequenas ações mantidas de forma consistente ao longo do tempo. Isso vale para emagrecer, passar em um concurso público, construir uma carreira sólida, poupar dinheiro para a viagem dos sonhos, entre muitos outros exemplos.
Contudo, manter a disciplina pode ser extremamente desafiador, pois requer constância mesmo quando os resultados ainda não são visíveis. E é aí que a maioria das pessoas desanima. Se é o que acontece com você, saiba que disciplina não é um dom que certas pessoas tem, mas sim um comportamento que pode ser aprendido.
Interessou? Então continue a leitura para saber o que está impedindo você de ter mais disciplina, como superar esses obstáculos e como se tornar uma pessoa disciplinada.
O que é ter disciplina na vida?
Ter disciplina é ter a capacidade de executar de forma constante e consistente as ações necessárias para atingir um objetivo, mesmo quando os resultados dessas ações não são visíveis de imediato. Logo, a disciplina envolve certas práticas e comportamentos como:
- capacidade de fazer um planejamento, com prazos e ações específicas;
- criar uma rotina inteligente, direcionada para a realização das metas;
- ter autocontrole para resistir a tentações e distrações;
- se manter persistente frente às dificuldades;
- ter atitude para fazer o que precisa sem procrastinar.
Esses são os comportamentos mais admirados em pessoas consideradas disciplinadas. Além disso, essas características têm um grande peso na conquista do sucesso na carreira, saúde, finanças, relacionamentos pessoais, enfim, praticamente qualquer área da vida,
Qual é a diferença entre disciplina e motivação?
Motivação é seu entusiasmo em realizar determinada ação, enquanto disciplina se refere à sua capacidade de executar essa mesma ação, independente de estar com vontade ou não. Por exemplo, você pode ir à academia por que está motivado a praticar atividade física para mudar seu corpo.
No entanto, seu corpo só irá mudar após vários dias mantendo a rotina de exercícios de forma consistente. Perceba que você não estará motivado a treinar todos os dias. Eventualmente estará cansado, com preguiça, ou apenas com vontade de fazer outra coisa.
E é aí que mora a importância da disciplina. Tendo consciência da importância da atividade física para atingir seu corpo dos sonhos, você vai para a academia mesmo quando não quer, porque sabe que isso é o que trará o resultado que você almeja.
Por que é tão difícil ter disciplina?
Creio que o tópico anterior já deu uma pista dessa resposta: o principal motivo para a falta de disciplina é a falta de clareza sobre seus reais desejos.
A verdade é que você não quer apenas se tornar uma pessoa disciplinada. O que você quer é obter os benefícios que apenas com disciplina você colherá. Veja alguns exemplos de motivos pelos quais queremos ter disciplina em certas atividades:
- Dieta: queremos ter disciplina na alimentação para ter um corpo mais saudável e/ou bonito;
- Estudos: para passar em um concurso, se formar, aprender um novo idioma ou uma profissão, etc;
- Ler livros: para se tornar mais inteligente, ser visto como uma pessoa culta, desenvolver habilidades específicas, etc.
Quando você desenvolve a consciência de que a disciplina é um meio e não um fim, fica mais fácil perceber que disciplina não é uma qualidade que você tem ou não, mas sim um comportamento que você pode desenvolver.
Leia também: Melhores livros para desenvolver autodisciplina
10 passos para ter mais disciplina em qualquer área da vida
Bem, já deu para perceber que praticamente todas as grandes conquistas requerem disciplina, não é mesmo? E você também já descobriu que qualquer pessoa comum pode se tornar mais disciplinada, basta saber como. Então veja como ter mais disciplina seguindo esses 10 passos:
1) Defina em qual área você quer ter mais disciplina e por que
O primeiro passo não poderia ser outro! Se você quer se tornar uma pessoa mais disciplinada, antes de qualquer coisa se pergunte por quê. Qual é o resultado que você almeja?
Afinal, disciplina tem a ver com planejamento, e não há como traçar planos e metas, nem tampouco mensurar resultados sem um cenário claro em mente.
Por exemplo, ter mais disciplina na dieta não é nada específico. Se essa é sua intenção, para que você quer fazer dieta? Para emagrecer? Para ganhar peso? Reduzir colesterol, pressão arterial? Como é o corpo ideal para você? Pare por alguns minutos e defina seu cenário desejado. Quanto mais específico, melhor.
2) Determine quais serão as ações necessárias para alcançar seus objetivos
Após definir o motivo pleo qual você deseja ter mais disciplina, começa a ficar mais claro quais ações serão necessárias. Contudo, cabe destacar que aqui também vale ser o mais objetivo possível. Pegando o exemplo anterior, digamos que você quer ser mais disciplinado porque quer emagrecer 5 quilos. Nesse caso, as ações necessárias se referem, principalmente, a dieta e atividade física.
Então, planeje sua alimentação. Defina porções, quantidades, horários das refeições, tudo com o máximo de detalhes possível, bem como o horário, local e qual atividade física você vai realizar. Uma forma super prática e eficiente de implementar essas ações é fazendo uma intenção de implementação (aprenda como no artigo sobre criar bons hábitos 😉 )
3) Estabeleça uma rotina e ambiente direcionados para seus objetivos
Definidas as ações necessárias para seu objetivo, comece a executá-las. Um requisito básico para manter a consistência é tornar essas tarefas fáceis e óbvias.
O segredo aqui é reorganizar o seu ambiente a fim de facilitar a execução das tarefas que te levam para o seu objetivo e dificultar aquelas que te afastam dele. Ex: se você quer emagrecer, tire um dia da semana para preparar refeições saudáveis, separe-as em porções e acondicione na geladeira. Desinstale do seu celular os aplicativos de delivery.
Assim, quando você chegar em casa cansado demais para cozinhar, será mais fácil pegar na geladeira uma das refeições preparadas previamente do que pedir uma pizza. Deixe frutas a seu alcance na mesa da cozinha e não estoque guloseimas em casa. Quando bater a vontade de comer doces, você terá apenas frutas ao seu alcance.
4) Pratique atividade física
Talvez você queira justamente ser mais disciplinado na prática de atividade física. Contudo, ainda que seu objetivo com a disciplina seja em qualquer outra área (profissional, estudos, relacionamento, etc.), acredite, você irá colher muito mais benefícios do que imagina ao praticar atividade física.
Portanto, vale muito a pena criar o hábito de se exercitar, ainda que isso demande um pouco mais de dedicação no início. Isso porque, a prática de atividade física é um hábito angular, com efeitos que se propagam para outras áreas da vida. Duvida?
Então observe pessoas conhecidas por serem disciplinadas. Você vai perceber que a maioria esmagadora delas são praticantes de atividades físicas. Quando você desenvolve motivação e disciplina para o exercício físico, inevitavelmente vai aprender a ser mais disciplinado em outras áreas.
5) Trace prazos realistas e respeite o cronograma
Grandes conquistas não acontecem do dia para a noite; por isso, requerem disciplina ao longo do tempo. Assim, quebrar seu grande objetivo em pequenos marcos e estabelecer prazos para realizá-los torna a execução muito mais fácil.
Digamos que você quer estudar para um concurso. Só de olhar para a montanha de conteúdo que cai no exame já desanima, não é mesmo? Mas se você fizer um apanhado de tudo o que precisa estudar e distribuir ao longo dos dias até a véspera da prova, fica mais fácil manter a consistência.
Organização e gestão do tempo são essenciais para manter a disciplina. Você pode utilizar o Google Calendar, apps de produtividade como Trello e Notion, um caderno, uma agenda física ou até mesmo um calendários simples. Escolha a ferramenta que você se adapta melhor e use e abuse dela.
6) Gerencie as distrações
Fique atento, pois várias armadilhas vão aparecer para atrapalhar sua disciplina. As mais poderosas delas, sem dúvida, são aquelas que estão no seu smartphone. Então faça uma faxina nos seus aplicativos e nas suas redes sociais. Pare de seguir perfis que não são condizentes com seu objetivo.
Desativar as notificações das mídias sociais é também uma atitude coerente, pois te ajuda a reservar energia para seus objetivos em vez de dispersá-la com distrações. Aliás, acho justo dizer que moderar o uso das redes sociais será necessário, para se tornar mais disciplinado, independente de qual seja sua área de escolha.
Tenha cuidado também com a procrastinação ativa: aquelas ações úteis, mas não necessárias, que você faz para evitar as tarefas chatas e essenciais. Ex: em vez de revisar seu material de estudo conforme seu cronograma, você gasta a tarde assistindo vídeos sobre hacks de estudos. Fique atento, pois procrastinação ativa é uma forma de autossabotagem que pode te afastar do seu objetivo sem que você perceba!
7) Saiba quando e como dizer não
Em muitos momentos, você terá que dizer não educadamente a pedidos, convites e até para certas oportunidades atraentes, mas que não condizem com seus novos hábitos. Outras vezes, terá que dizer não a si próprio, sempre que sua mente tentar barganhar, oferecendo desculpas e justificativas para sair do planejamento.
Tudo o que não traz máxima contribuição ao objetivo é trivial e deve ser retirado a fim de concentrar foco no que é essencial para atingir as metas. Essa é uma das principais lições do livro Essencialismo. Saber dizer não às coisas e pessoas que atrapalham a nossa disciplina é uma das atitudes necessárias para o sucesso.
8) Monitore seu progresso
É super importante acompanhar sua constância no processo, bem como os resultados obtidos por 2 motivos:
- Avaliar se a estratégia está surtindo efeito. Caso não esteja, pode ser necessária uma mudança de planos. Afinal, de nada adianta ter disciplina para realizar tarefas que não te trazem o resultado desejado, e
- manter a motivação. Embora disciplina não dependa de motivação, poder visualizar o progresso traz muito mais entusiasmo para continuar se empenhando.
Se você está focado em mudar seu corpo, por exemplo, suas ferramentas provavelmente serão avaliações físicas, exames médicos, monitoramento do desempenho (tempo de corrida, distância percorrida, etc.). Há diversos apps fitness que podem ajudar nesse processo.
Já se o seu objetivo é ter disciplina nos estudos, você pode fazer checklists dos conteúdos estudados e comparar seu desempenho em simulados realizados periodicamente. Os dados e a forma de interpretá-los depende do seu objetivo.
9) Quando cair, levante e prossiga
Disciplina não significa nunca falhar. Afinal de contas, somos humanos. Até mesmo as pessoas mais disciplinadas vacilam vez ou outra. Então esteja ciente de que isso irá acontecer, e, nessas horas, você vai precisar de 2 coisas: autorresponsabilidade e autocompaixão.
- autorresponsabilidade para assumir que errou e se questionar o que te desviou da rota, a fim de aprender com os erros;
- autocompaixão para aceitar que falhas fazem parte do processo e não ficar se repreendendo quando isso acontecer. Não se deixe desanimar!
Quando cometer algum deslize, não deixe o desânimo te dominar e nem use como desculpa para desistir. Apenas retome sua rotina inteligente quanto antes.
10) Comemore suas vitórias
Por fim, mais não menos importante, celebre cada pequeno ganho no caminho! Conseguiu estudar todos os dias por 2 semanas sem falhar? Uuhhuuu!!! Conseguiu se manter na dieta mesmo durante uma semana estressante? Parabéns!
Você pode até se dar alguma recompensa pela conquista, desde que o prêmio não vá contra seus objetivos. Se decidiu ter mais disciplina para poupar dinheiro, não use a recompensa como desculpa para fazer compras e nem para comer doces quando a sua intenção for emagrecer.
Ter mais disciplina é o caminho para a realização de sonhos!
Em geral, o sucesso em qualquer área da vida é o resultado de pequenas ações mantidas de forma consistente ao longo do tempo. Por isso, é necessário ter disciplina para construir um corpo forte e bonito, aprender uma nova habilidade, poupar dinheiro para grandes aquisições, etc.
Contudo, nesse artigo você aprendeu que essa não é uma habilidade exclusiva de um grupo restrito de pessoas. Afinal, é possível ter mais disciplina, desde que se tenha clareza dos objetivos reais.
Agora que você já tem o passo a passo para se tornar mais disciplinado, comece a colocar em prática as dicas aqui apresentadas. E, se esse conteúdo foi útil para você, pode ser útil também para outras pessoas. Então compartilhe esse artigo com seus amigos e familiares!
* As imagens dessa página podem ter sido geradas com inteligência artificial.
Pingback:Melhores livros sobre autodisciplina
Pingback:Como ter motivação para treinar: 7 técnicas comprovadas
Pingback:Melhores livros sobre foco e concentração - Vi Claramente
Pingback:Resenha do livro Nada pode me ferir, de David Goggins