Menu fechado

Melhores livros de Sêneca: sobre o que falam e qual comprar

Os melhores livros de Sêneca trazem a sabedoria de um dos filósofos que estabeleceram as bases do estoicismo. Ainda que sejam traduções de seus escritos datados de 41 a 65 d.C., continuam mais atuais do que nunca em pleno século XXI, abordando assuntos como felicidade, vida e morte, raiva e serenidade e gestão do tempo, entre outros temas atemporais


Logo, se você quer beber da fonte da sabedoria estoica, nada melhor do que se aprofundar sobre a obra de Sêneca. Então fique por aqui para saber quais são os melhores livros de Sêneca, sobre o que falam e qual título é o ideal para você. Confira!

Quem foi Sêneca? 

Busto do filósofo estoico Sêneca
Foto: Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9neca

Lúcio Aneu Sêneca (4 a.C. – 65 d.C.), foi um filósofo, escritor, orador e político romano. Atualmente, Sêneca é conhecido como um dos principais representantes do estoicismo, uma escola filosófica que defende a busca da virtude e da sabedoria através do autocontrole e da aceitação racional dos eventos da vida.

Outro fato que vale mencionar é que ele foi tutor do imperador romano Nero, mas acabou caindo em desgraça e foi forçado a cometer suicídio por ordens do próprio. Honrando seus preceitos de aceitação e serenidade, Sêneca acatou a ordem e cortou os pulsos.

Antes de morrer, ele escreveu diversos tratados filosóficos, além de cartas e tragédias. Suas obras mais conhecidas tratam de temas como a ética, a virtude, a moral e a busca pela tranquilidade da alma. Entre os princípios que ele defendia estão a ideia de que a felicidade vem da paz interior, que pode ser alcançada através da sabedoria e da aceitação do destino.

Leia também: Top 10 lições do estoicismo para uma vida mais feliz

Melhores livros de Sêneca: sobre o que falam e qual comprar

A maioria dos livros de Sêneca seguem o gênero epistolar. Ou seja, apresentam a forma de cartas que, em vez de abordar assuntos pessoais ou familiares, assemelham-se mais à crônica histórica. As obras mais famosas do filósofo são baseadas em textos dirigidos a seu amigo Lucílio, seu irmão Gálio e até mesmo ao imperador Nero, de quem chegou a ser conselheiro. Continue lendo para saber mais sobre a obra de um dos maiores filósofos estoicos.

1) Sobre a brevidade da vida / Sobre a firmeza do sábio

Autor: Sêneca

Se você está iniciando seus estudos sobre a obra de Sêneca, ou quer conhecer os principais ensinamentos desse grande pensador estoico, aqui está uma excelente indicação. São apenas 80 páginas, mas o material é riquíssimo em sabedoria.

Esse livro engloba duas obras de Sêneca: Sobre a brevidade da vida, um dos mais famosos e Sobre a firmeza do sábio. O primeiro trata sobre o que significa viver com significado, e defende que a vida não é breve, mas suficiente


Sêneca ainda discorre sobre o que seria viver de verdade e nos encoraja a tomar posse do nosso tempo e da nossa vida. Em Sobre a firmeza do sábio, o autor complementa os preceitos sobre o uso consciente do tempo e fala sobre como um homem sábio se torna invulnerável aos golpes recebidos ao longo da vida.


2) Sobre a ira / Sobre a tranquilidade da alma

Autor: Sêneca

Aqui está mais uma obra que reúne dois dos mais importantes diálogos de Sêneca independentes, mas que se complementam. Em Sobre a ira, o autor define essa emoção e discorre sobre suas consequências e riscos, além de abordar como evitá-la e controlá-la, trazendo ainda exemplos de como aplicar esses preceitos e ensiná-los a outras pessoas.

Já Sobre a tranquilidade da alma, mostra como alcançar o aperfeiçoamento moral e a paz de espírito. Nesse ensaio, o autor define tranquilidade, segundo a sabedoria estoica e os principais desafios para conquistá-la, e como a serenidade pode trazer uma vida plena.


3) Cartas de um Estoico, Volume I

Autor: Sêneca

Esse é um dos melhores livros sobre estoicismo para iniciantes porque traz ensinamentos sobre a desilusão, a busca pela felicidade, o medo da morte, entre outros temas indispensáveis para o desenvolvimento da sabedoria, tudo isso em uma linguagem relativamente simples.


A coleção Cartas de um estoico é formada por 124 cartas de Sêneca para seu amigo Lucílio, divididas em 3 volumes, sendo esse primeiro composto de 63 cartas.

Nesse livro você vai encontrar uma síntese dos princípios de virtude, sabedoria e liberdade segundo a filosofia estoica, sendo uma leitura obrigatória para quem quer entender as bases dessa escola de pensamento.


4) Aprendendo a Viver (livro de bolso)

Autor: Sêneca

Assim como a indicação anterior, Aprendendo a viver também é uma obra baseada nas cartas de Sêneca a Lucílio, sendo também um dos livros mais acessíveis de Sêneca em termos de complexidade da linguagem.

Isso porque, embora não haja evidências concretas de que Lucílio realmente tenha existido, presume-se que ele não tenha conhecimento prévio da filosofia estoica, de forma que o diálogo de Sêneca com ele apresenta um teor mais básico, direcionado a uma pessoa leiga.


Assim, Aprendendo a viver, como o título sugere, trata de temas mais gerais, como as preocupações típicos do ser humano sobre felicidade, sentido da vida e da morte, como lidar com a riqueza e a pobreza, entre outros ensinamentos universais e temporais.

Esse é um livro de bolso, com 144 páginas, reúne 29 cartas que podem ser lidas sem uma ordem sequencial. Ou seja, uma leitura prática, embora carregada de sabedoria.


5) A vida feliz

Autor: Sêneca

Se há algo que sempre foi o principal objetivo da Humanidade, em qualquer época da História, é ter uma vida feliz. Mas, afinal, o que é felicidade? Ainda hoje essa é uma das perguntas que mais intriga o homem, principalmente ao testemunhar a depressão e decadência de pessoas que têm tudo para ser felizes, não é mesmo?


Talvez isso mostre que a felicidade é muito mais complexa do que pensamos. Ou talvez seja algo tão simples que não depende de riqueza, poder ou prazer para existir.

Enfim, esse livro é a indicação ideal para quem quer compreender a definição de Sêneca sobre o que é a felicidade e como encontrá-la. Aliás, se você realmente quer se aprofundar nesse tema, fique até o final desse artigo para uma dica valiosa que vai enriquecer ainda mais seu entendimento sobre essa obra 😉


6) Sobre o Ócio, Clemência e da Providência

Autor: Sêneca

A coletânea dos ensaios de Sêneca sobre ócio, clemência e providência é uma boa pedida para quem já está mais familiarizado com os pilares do estoicismo e quer estudar mais a fundo a vida e obra do famoso filósofo.

Na primeira parte, o autor fala sobre a importância do ócio no autoconhecimento e crescimento pessoal e como tirar proveito do verdadeiro ócio produtivo.

Em Da clemência, Sêneca fala sobre essa virtude exercida, principalmente, por parte do governante, como um representante dos deuses, tendo sido uma obra dedicada ao imperador Nero.

Já o último dos três ensaios, aborda a questão da Providência Divina, e discorre sobre por que coisas ruins acontecem a pessoas boas. Esse diálogo foi escrito no final de sua vida, pouco antes de ser condenado por Nero a cometer suicídio.


7) Como manter a calma: Um guia clássico para lidar com a raiva

Autor: Sêneca

Esse livro apresenta um compilado de textos selecionados de Sobre a ira, obra de Sêneca dirigida a seu irmão Gálio.

Um ponto interessante mencionado na sinopse de Como manter a calma é o fato de Sêneca ter sobrevivido a uma época conturbada sob governos dos cruéis Calígula e Nero, ambos tendo condenado-o à morte.


Ou seja, não faltou vivência prática em relação a episódios de intolerância e injustiça. Assim, Sêneca nos mostra com propriedade como cultivar a serenidade em meio à turbulência, ressaltando que a raiva é uma emoção destrutiva que deve ser evitada.


8) Cartas selecionadas

Autor: Sêneca

Mais um dos livros baseados nas cartas de Sêneca para Lucílio, uma das principais fontes de sabedoria do mestre estoico.

Assim como Cartas de um estoico e Aprendendo a viver, é uma boa indicação para quem está dando os primeiros passos no estudo do estoicismo e quer aprender os pilares da filosofia em uma linguagem de fácil compreensão, abordando temas mais gerais.


Cartas Selecionadas é um dos livros de Sêneca mais vendidos e melhor avaliados, sendo também uma ótima opção para dar de presente. No entanto, pode parecer repetitiva para quem já leu os títulos citados acima ou muito básico para quem já tem familiaridade com os ensinamentos do autor


9) Sobre a Vida Feliz & Tranquilidade da Alma – Edição de Luxo Almofadada

Autor: Sêneca

Se você quer um livro de Sêneca em edição de luxo belíssima para enriquecer sua coleção, aqui vai uma ótima dica. A obra aqui indicada reúne os textos do autor sobre felicidade e tranquilidade, ideal para quem busca por temas mais leves que tragam um bom alento para a alma.

Sobre a vida feliz traz a definição da felicidade genuína, aquela que não depende de prazeres, alegrias, sucesso ou bens materiais, mas sim de virtude e sabedoria. Já Tranquilidade da alma discorre sobre como desenvolver a autodisciplina necessária para manter a serenidade mesmo durante as turbulências da vida.


10) Sobre a Brevidade da Vida – Edição de Luxo Almofadada

Autor: Greg McKeown

Essa é mais uma edição de colecionador: um dos mais célebres ensaios de Sêneca em edição de luxo em capa dura e almofadada.

A beleza do interior do livro também se destaca, com páginas intercaladas com fundo todo preto e todo branco, além de fitilho para marcar as páginas.


Sem falar na sabedoria contida na obra, na qual Sêneca discute a vida, a morte e o tempo, afirmando que a vida não é curta, mas nós a abreviamos ao desperdiçá-la com preocupações, passatempos triviais, e na busca por bens vazios de valor.

Conclusão

Nesse artigo você conheceu os melhores livros de Sêneca, incluindo sua obra mais conhecida Sobre a brevidade da vida e a célebre Cartas de um estoico. Vimos também obras que reúnem ensaios sobre temas específicos, como Sobre o ócio, clemência e da providência e compilados mais gerais como Cartas selecionadas.

Seja qual for seu nível de conhecimento prévio sobre Sêneca e o estoicismo, na lista acima você encontra o título ideal para você, com lições riquíssimas sobre vida, felicidade, tranquilidade e muito mais. Gostou do artigo? Se sim, aproveite e compre o título que mais te atrai pelos links aqui indicados, pois dessa forma você apoia esse conteúdo gratuito feito com todo carinho para você! <3 

Até a próxima!

Pilha de livros e par de óculos de grau em uma pintura a óleo realista

Quer saber mais sobre o tema?

Leitura comentada do livro A vida feliz, pela prof Lúcia Helena Galvão

Uma das maiores, se não for a maior, aspiração de qualquer ser humano que anda ou já andou sobre a Terra é ter uma vida feliz. Esse é também um dos temas centrais da obra de Sêneca. 


Se esse é o seu principal assunto de interesse, aqui vai uma dica imperdível: uma playlist com a leitura comentada do livro A vida feliz, pela querida professora Lúcia Hellena Galvão. Veja no link a seguir, o vídeo referente ao primeiro capítulo da obra. Vale a pena conferir!

*Compras feitas através dos links aqui indicados podem gerar comissões para o site Vi Claramente;

** As imagens dessa página podem ter sido geradas com inteligência artificial.

2 Comentários

  1. Pingback:Melhores livros sobre estoicismo para iniciantes - Vi Claramente

  2. Pingback:Top 10 melhores lições do estoicismo para uma vida mais feliz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *