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Top 10 melhores livros para aprender a falar bem

Mulher sorrindo com microfone na mão em meio a um público, representando a imagem de uma oradora confiante e bem-sucedida

Os melhores livros para aprender a falar bem oferecem ferramentas para aprimorar a forma como você se comunica em todos os aspectos da vida. Afinal, seja para palestrar, conduzir reuniões, resolver conflitos, ou mesmo para se sentir mais à vontade em uma conversa casual, a habilidade de falar bem é um dos maiores trunfos que alguém pode ter, não é mesmo? 

E cabe ressaltar que essa competência não é um talento nato reservado a poucos, mas algo que pode ser desenvolvido por qualquer pessoa disposta a estudar, praticar e se aperfeiçoar. Então, se você está realmente disposto a melhorar sua comunicação, veio ao lugar certo!

Neste artigo, você encontrará uma seleção cuidadosa dos melhores livros para aprender a falar bem, com títulos que abordam desde técnicas de oratória até dicas para melhorar a clareza, a persuasão e a confiança ao falar. Vale a pena conferir!

Como ser uma pessoa que fala bem?

Homem conversando de forma confiante com dois amigos

Para aprimorar suas habilidades de comunicação, antes de qualquer coisa, é necessário definir qual é o seu propósito (por que você quer falar bem? Em que contexto? O que e para quem você quer falar?) e quais são as habilidades específicas que você precisa desenvolver. Isso porque a arte de falar bem envolve diversos fatores, tais como:

  • uso adequado do vocabulário; 
  • boa organização dos pensamentos; 
  • controle do tom de voz e da entonação; 
  • linguagem corporal;
  • capacidade de adaptar o discurso ao público-alvo. 

Além disso, falar bem também implica em escutar ativamente (muitas pessoas têm enorme dificuldade em escutar com atenção), para, então, responder de forma apropriada. Portanto, falar bem envolve diversas competências. Talvez você domine algumas e precise aprimorar outras. De qualquer forma, a boa notícia é que todas as habilidades necessárias para uma comunicação assertiva são treináveis e há excelentes livros que podem te ajudar nessa missão.

Top 10 livros para melhorar a comunicação

Bem, agora que você já sabe quais são as características de uma pessoa que fala bem, avalie quais delas você quer desenvolver e para qual finalidade. Quer você deseje aprender a falar em público com confiança, se tornar uma pessoa mais persuasiva ou apenas ter conversas mais agradáveis e produtivas, certamente algum dos livros a seguir vai te ajudar a conquistar seu objetivo!

1) Comunicação assertiva: Aprenda a arte de falar e influenciar

Autora: Débora Brum

Esse livro mostra como expressar opiniões, sentimentos e necessidades de forma clara, sem ser passivo ou agressivo, e como manter relações mais saudáveis e produtivas tanto no ambiente profissional quanto pessoal. Também traz ferramentas e estratégias práticas para desenvolver uma comunicação mais eficaz.

A assertividade, como a autora descreve no livro, é a habilidade de defender seus direitos e expressar suas ideias respeitando os direitos e sentimentos dos outros. Ela explora a importância de lidar com críticas, dizer não educadamente, estabelecer limites e comunicar-se de maneira honesta, o que pode melhorar a autoestima e os relacionamentos em geral.

A obra é indicada para pessoas que desejam melhorar sua forma de se comunicar, especialmente em contextos difíceis ou de conflito. Ela combina aspectos da psicologia e técnicas de comunica


2) TED Talks: O guia oficial do TED para falar em público 

Autor: Chris Anderson

Se você tem o sonho de se tornar um palestrante de sucesso, esse livro é para você! Ele é um manual de como preparar e apresentar uma palestra no estilo TED Talk, escrito pelo próprio presidente da organização. Demais, né?  Ele defende que qualquer pessoa pode se tornar um excelente orador, desde que compreenda a importância de transmitir uma mensagem clara e autêntica, capaz de gerar conexão emocional.

Anderson compartilha técnicas para desenvolver uma comunicação eficaz, incluindo como estruturar uma apresentação com início, meio e fim, utilizando histórias e exemplos reais para reforçar a mensagem. Ele também aborda o uso de ferramentas visuais, como slides, de forma a complementar a fala sem tirar o foco do palestrante. 


Ao longo das instruções, ele vai citando exemplos de como cada uma dessas abordagens é empregada nos melhores TED Talks da plataforma, o que torna a experiência ainda mais agradável, pois você pode assistir às apresentações indicadas e ver cada uma das dicas em prática.


3) Como falar em público e encantar as pessoas 

Autor: Dale Carnegie

Esse é um clássico sobre comunicação e oratória, escrito por um dos maiores especialistas em desenvolvimento pessoal, Dale Carnegie, também autor do livro Como fazer amigos e influenciar pessoas. A obra é baseada nas técnicas que Carnegie desenvolveu e ensinou ao longo de sua carreira, com o objetivo de ajudar pessoas a superarem o medo de falar em público e se tornarem comunicadores mais confiantes e persuasivos

E sabe quem já foi aluno dele? Warren Buffet, uma das personalidades mais influentes na área de finanças! Aliás, o livro cita ainda vários dos alunos bem-sucedidos de Carnegie, relatando os desafios que eles venceram após seu treinamento em oratória.

Então você pode ter a segurança de um método mais que validado há décadas e que continua super atual.
Nessa obra, Carnegie aborda a comunicação em diferentes contextos, desde reuniões de trabalho até grandes apresentações.

Ele destaca a importância de falar com entusiasmo, usar histórias pessoais para envolver o público e adaptar a mensagem às necessidades e interesses da audiência. Além disso, o autor ensina como organizar as ideias de forma clara, manter a atenção das pessoas e responder bem a críticas ou perguntas inesperadas.


4) Comunicação não violenta: Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais 

Autor: Marshall Rosenberg

Diferente dos títulos acima, Comunicação não-violenta não é sobre falar bem em público. Esse é um livro voltado para aprimorar a comunicação nas relações interpessoais em geral, com abordagens especialmente úteis para resolver conflitos, melhorar relacionamentos, evitar confrontos e promover a cooperação.

A obra ensina a Comunicação Não Violenta (CNV), uma técnica que visa promover a empatia, o respeito e o entendimento mútuo nas interações, evitando julgamentos, agressividade ou mal-entendidos. A CNV foca em como nos expressar de maneira honesta e clara, ao mesmo tempo que ouvimos o outro com empatia e respeito, buscando atender às necessidades de ambos os lados de maneira harmoniosa.


Rosenberg apresenta os quatro componentes essenciais da CNV: observação, sentimentos, necessidades e pedido. Ele explica como, ao separarmos nossas observações dos julgamentos, podemos expressar nossos sentimentos de forma genuína, identificar nossas necessidades reais e fazer pedidos claros sem exigir ou impor.


5) Conversas difíceis: Como discutir o que é mais importante  

Autores: Bruce Patton, Douglas Stone e Sheila Heen

Conversas Difíceis: Como Discutir o que é Mais Importante” é um livro para quem quer aprender a lidar com conversas emocionalmente desafiadoras. Os autores, que fazem parte do Harvard Negotiation Project, mostram como enfrentar situações tensas ou de conflito de maneira construtiva, sem evitar ou agravar as discussões

A obra apresenta uma estrutura prática para conduzir essas conversas, partindo do entendimento de que, em uma discussão, três dinâmicas estão sempre em jogo: a conversa sobre o que aconteceu, a conversa sobre os sentimentos envolvidos e a conversa sobre identidade


Além disso, os autores ensinam como distinguir fatos de interpretações e julgamentos, gerenciar as emoções de ambas as partes e manter o foco no que realmente importa para cada um. Portanto, esse é um livro indicado para quem quer aprender a conduzir conversas difíceis de forma mais produtiva, com menos reatividade e mais clareza sobre os objetivos de cada parte.


6) Brevidade inteligente: O poder de dizer muito com poucas palavras 

Autores: Jim VandeHei , Mike Allen e Roy Schwartz

Brevidade inteligente destaca a importância da comunicação clara e direta no mundo moderno. Os autores, fundadores do site de notícias Axios, propõem uma abordagem que valoriza a concisão e a simplicidade, em contraste com o excesso de informações que marca a era digital

Nessa linha, o livro apresenta estratégias para eliminar informações desnecessárias, focar no essencial e apresentar dados e ideias de forma que sejam rapidamente compreendidos e assimilados. Utilizando exemplos do mundo dos negócios, da política e da mídia, os autores demonstram como a brevidade inteligente pode aumentar a produtividade, melhorar a clareza e criar uma comunicação mais assertiva. 


Eles também mostram como usar o formato visual para transmitir mensagens curtas e impactantes, destacando a importância do design simples na comunicação escrita e oral. Além de ensinar a aplicar esse estilo de comunicação em e-mails, apresentações e reuniões, o livro também explora o impacto psicológico de uma comunicação mais direta, mostrando como ela pode aumentar a confiança e a compreensão.


7) Superdicas para falar bem em conversas e apresentações 

Autor: Reinaldo Polito

Aqui vai uma indicação de uma obra prática e acessível para aprender a falar bem em diversos contextos. Reinaldo Polito, um dos maiores especialistas brasileiros em oratória e comunicação, compartilha neste livro dicas simples e diretas para ajudar você a se expressar com mais clareza, confiança e naturalidade, seja em conversas informais, reuniões de trabalho ou apresentações formais.

O livro é dividido em pequenos capítulos que abordam diferentes aspectos da comunicação, como a importância de usar um vocabulário adequado, controlar o tom de voz e manter uma postura corporal positiva. 

Além disso, Polito fornece orientações sobre como organizar os pensamentos antes de falar, como superar o nervosismo e como captar e manter a atenção das pessoas durante uma apresentação. Com uma linguagem leve e prática, “Superdicas para Falar Bem” é especialmente útil para melhorar suas interações no ambiente profissional, mas também oferece ótimas lições para o dia a dia.


8) 29 minutos para falar bem em público: E conversar com desenvoltura

Autores: Rachel Polito e Reinaldo Polito

Se você quer se tornar um orador melhor o mais rápido possível, aqui vai uma ótima indicação para você. Pois, como sugere o título, esse livro é estruturado para ser lido rapidamente.

Nele, os autores abordam aspectos essenciais da comunicação, como organização da apresentação, controle da ansiedade, uso eficaz da linguagem corporal e como adaptar o discurso ao público. 


Eles também discutem a importância de uma boa preparação e de ensaiar para aumentar a confiança ao falar em público. Além das técnicas de apresentação, o livro também aborda a comunicação eficaz em conversas cotidianas.


9) Storytelling: Aprenda a contar histórias com Steve Jobs, Papa Francisco, Churchill e outras lendas da liderança 

Autor: Carmine Gallo

Esse é um livro sobre o poder das histórias na comunicação e na liderança. Carmine Gallo defende que contar histórias é uma habilidade essencial para influenciar, inspirar e engajar as pessoas, seja em apresentações profissionais, discursos ou até mesmo em interações cotidianas.

O autor analisa como figuras de destaque como Steve Jobs, Papa Francisco e Winston Churchill usaram o storytelling para cativar suas audiências e transmitir suas mensagens de maneira impactante. Com esses exemplos, Gallo mostra como a estrutura de uma boa história, a emoção e a autenticidade podem fazer a diferença na forma como a mensagem é recebida.


Além de apresentar exemplos inspiradores, Gallo oferece dicas práticas sobre como desenvolver suas próprias habilidades de contar histórias, incluindo a criação de narrativas que ressoem com o público, a utilização de elementos visuais e a importância de praticar e adaptar a história ao contexto.


10) Supercomunicadores: Como desbloquear a linguagem secreta da comunicação 

Autor: Charles Duhigg

Charles Duhigg, famoso pelo seu best-seller O poder do hábito, apresenta, em sua publicação mais recente, seus estudos sobre o que diferencia os “supercomunicadores” daqueles que têm mais dificuldades em se expressar. Ele apresenta diversas histórias e exemplos de pessoas que se destacam em comunicação, desde líderes empresariais até professores e ativistas. 

Então, ele analisa as técnicas que essas pessoas usam para transmitir suas ideias de maneira clara e convincente e como geram conexão emocional com seus ouvintes. Duhigg também discute a importância de escutar ativamente, adaptar a mensagem ao público e utilizar histórias para engajar as pessoas.


O livro traz estratégias para aprimorar essas habilidades, destacando que a comunicação eficaz pode ser aprendida e praticada. Os argumentos são embasados em pesquisas acadêmicas e histórias interessantes, tornando a leitura ainda mais envolvente, no mesmo estilo de O poder do hábito.


Conclusão

Aprender a falar bem é uma das habilidades mais importantes que uma pessoa pode ter. Isso porque, ser capaz de se expressar com clareza e confiança abre portas, facilita negociações e resolve conflitos, permitindo que você seja compreendido e respeitado em diversas situações.

De qualquer forma, ainda que você não se considere uma pessoa das mais carismáticas, ou um exímio orador, não precisa se preocupar. Afinal, as habilidades presentes na comunicação assertiva podem ser aprimoradas por meio de estudo, prática e empenho. E nada como um bom livro para guiar esse processo.

Nesse artigo você conferiu dicas de leitura para desenvolver a oratória, a desenvoltura para palestrar, a habilidade de se expressar com clareza em um diálogo, a capacidade de resolver conflitos, a arte de inspirar autoridade e muito mais. Agora é com você: escolha o título que melhor te atende e compre pelos links aqui indicados.

Ah, e se esse artigo te ajudou de alguma forma, ele também pode ser útil para outras pessoas. Então, compartilhe com seus amigos e conhecidos que também queiram se aperfeiçoar como comunicadores.

Até a próxima!

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** As imagens dessa página podem ter sido geradas com inteligência artificial.

2 Comentários

  1. Pingback:Lições do livro Como fazer amigos e influenciar pessoas

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