Menu fechado

Melhores livros sobre linguagem corporal (no amor, no trabalho e até digital)

Livros sobre linguagem corporal são ótimos aliados para quem quer entender melhor as intenções e emoções das pessoas, aprimorar a comunicação e se conectar de forma mais assertiva em diferentes contextos. 

Seja em situações de trabalho, relacionamentos amorosos ou até mesmo no ambiente digital, a linguagem corporal revela muito daquilo que as palavras não conseguem expressar

Quer saber mais? Então fique por aqui e confira a seleção completa dos melhores livros disponíveis atualmente para aprender a interpretar e usar a linguagem corporal, seja para desenvolver mais confiança, criar boas impressões ou melhorar a empatia nas relações do dia a dia. Vale a pena conferir!

O que a linguagem corporal revela?

A linguagem corporal revela uma dimensão da nossa comunicação que muitas vezes fica oculta nas palavras. Gestos, expressões faciais, postura e até a direção do olhar são formas de comunicação não verbal que evidenciam o que estamos sentindo ou pensando, mesmo quando não dizemos isso explicitamente. 

Assim sendo, a interpretação da linguagem corporal permite identificar sinais de desconforto, mentira ou desconfiança em outras pessoas, o que pode ser útil em negociações, entrevistas e nas interações pessoais em geral.

Além disso, saber usar essa linguagem silenciosa é essencial para transmitir confiança e empatia nos mais diversos contextos sociais e profissionais. Ou seja, dominar a linguagem corporal pode nos ajudar a ter uma comunicação muito mais assertiva!

Leia também: Melhores livros para entender o comportamento humano

Top 10 melhores livros sobre linguagem corporal

Bem, você já sabe que a linguagem corporal é uma ferramenta poderosa para melhorar a comunicação, fortalecer relações e entender as reais intenções e emoções das pessoas ao nosso redor. Então, se você quer aprender mais sobre o tema e usar esse conhecimento a seu favor, conheça a seguir 10 livros excelentes que podem te ajudar!

1) O corpo fala: A linguagem silenciosa da comunicação não verbal 

Autores: Pierre Weil e Roland Tompakow

Publicado originalmente em 1974, O corpo fala é um clássico na área de comunicação e psicologia, trata sobre linguagem corporal em contextos gerais, abordando os gestos no entendimento e na interpretação das intenções e emoções das pessoas.

Com mais de 350 ilustrações, esse livro tem uma pegada bem divertida, com a proposta de ser uma leitura leve e prática. Vários leitores relatam que, depois desse livro, passaram a ficar mais atentos aos gestos das pessoas ao redor, bem como aos seus próprios. Legal, né?

Sucesso de vendas e super bem avaliado na Amazon, esse é um ótimo título introdutório ao assunto, sendo, inclusive, recomendado em diversos cursos profissionalizantes em áreas relacionadas a comunicação, psicologia, publicidade, recursos humanos e até vendas. Contudo, pode não ser a melhor indicação para quem busca uma análise mais profunda e científica sobre a linguagem corporal. 


2) O que todo corpo fala: Um ex-agente do FBI ensina como decodificar a linguagem corporal e ler as pessoas 

Autores: Joe Navarro e Marvin Karlins

Com a promessa de ensinar o leitor a “ler” as pessoas através da comunicação não verbal, esse livro traz dados de pesquisas científicas, casos reais e a experiência de Joe Navarro, um ex-agente de inteligência do FBI, especialista em análise de comportamento e linguagem corporal, e Marvin Karlins, professor de psicologia.

A obra trata de como os gestos, expressões faciais, postura e outros sinais não verbais podem revelar emoções e intenções, mesmo quando as palavras indicam outra coisa. Ele descreve muitos desses sinais como respostas automáticas e inconscientes do corpo que entregam o que a pessoa realmente sente.

Navarro defende que o rosto é o lugar menos confiável do corpo por ser mais fácil de manipular, enquanto a posição dos membros inferiores tende a ser mais reveladora. Ele também ensina a não confundir sinais de estresse com mentira e quais posturas adotar para transmitir autoconfiança e autoridade.


3) Desvendando os segredos da linguagem corporal 

Autores: Allan e Barbara Pease

Esse é mais um clássico, um dos títulos mais vendidos e recomendados sobre linguagem corporal.  Allan e Barbara Pease defendem que 93% da comunicação humana se dá através de expressões faciais e gestos. Por isso, aprender a decifrar esses sinais pode nos conferir maior controle sobre as situações e até melhorar os relacionamentos.

Os autores utilizam vários exemplos do cotidiano para ilustrar como pequenos sinais não verbais podem influenciar a maneira como somos percebidos pelos outros e até como reagimos a eles. O livro também traz algumas dicas que podem ser aplicadas em contextos profissionais, amoroso e demais situações sociais..

Allan e Barbara Pease, que têm uma vasta experiência em comunicação e relacionamentos, oferecem uma visão baseada em estudos e pesquisas de psicologia, mas sempre com um toque de leveza e humor. É uma leitura recomendada para quem quer aprimorar suas habilidades de comunicação de maneira prática e descontraída.


4) O poder da presença: Como a linguagem corporal pode ajudar você a aumentar sua autoconfiança  

Autora: Amy Cuddy

Esse livro defende a ideia de que a presença — entendida como a capacidade de estar plenamente no momento e de se mostrar de maneira autêntica e confiante — é essencial para o sucesso em diversos aspectos da vida, seja em apresentações, entrevistas, ou até em interações pessoais. A obra traz estudos e exemplos de como a postura e a linguagem corporal podem mudar a forma como os outros nos veem e até como nos sentimos em relação a nós mesmos. 

A abordagem é bastante prática, com exercícios e dicas para ajudar o leitor a desenvolver essa presença autêntica. É uma leitura interessante para quem deseja aumentar a autoconfiança e melhorar suas habilidades de comunicação e influência, aplicando técnicas embasadas em estudos científicos.

A autora, Amy Cuddy é conhecida pela sua palestra “Sua linguagem corporal molda quem você é”, um dos TED talks mais assistidos da plataforma, divertido e super emocionante. Vale a pena assistir! 


5) Manual de persuasão do FBI 

Autores: Jack Shafer e Marvin Karlins

Mais uma obra de um ex-agente do FBI, então você pode esperar um conteúdo robusto, inteligente e validado em situações reais e altamente desafiadoras.

Manual de Persuasão do FBI traz técnicas desenvolvidas e testadas em investigações e interrogatórios, o que torna o livro especialmente interessante para quem busca estratégias de persuasão e influência, bem como para fãs de séries policiais como CSI e Criminal Minds.

O livro trata de temas como a criação de empatia, a leitura de linguagem corporal, o uso de perguntas e comentários estratégicos e até a detecção de mentiras. O tom é direto e acessível, e os autores apresentam exemplos de como essas habilidades podem ser utilizadas em situações cotidianas para melhorar a comunicação e alcançar melhores resultados em interações sociais.


6) A arte de ler mentes: Como interpretar gestos e influenciar pessoas sem que elas percebam 

Autor: Henrik Fexeus

Henrik Fexeus é um especialista sueco em comunicação e psicologia prática, e nesta obra ele ensina técnicas para interpretar sinais sutis, como expressões faciais, gestos e linguagem corporal, para entender melhor o que as pessoas estão pensando ou sentindo, mesmo quando não expressam verbalmente.

Para isso, o autor revela os significados inconscientes desses sinais e estimula o exercício da empatia.


Os aspectos mais elogiados por quem já leu são a linguagem simples e objetiva e os exercícios sugeridos pelo autor. Já quem não curtiu muito relata que achou o conteúdo raso e com pouco embasamento científico. Assim, pode ser uma indicação mais interessante para iniciantes bem como para aqueles que buscam uma introdução leve e prática.


7) Linguagem corporal: Guia prático para analisar e interpretar pessoas 

Autor: Vitor Santos

Esse livro sobre linguagem corporal é assinado por Vitor Santos, perito facial e criador do canal Metaforando, no YouTube. Na obra, ele introduz os principais conceitos da área, como a linha de base das expressões, o viés da verdade e da mentira, além de explicar os códigos do sistema FACS, que detalha as expressões faciais. 

A proposta do livro é empregar a linguagem corporal para quatro principais utilidades: saber quando alguém está mentindo, aprender a transmitir confiança no ambiente de trabalho, melhorar a comunicação interpessoal e identificar sinais de desconforto em situações sociais. 


O tom é descrito como leve e o conteúdo é elogiado por ser bem embasado e multidisciplinar, mencionando alguns conceitos de áreas correlatas, como psicologia e neurobiologia.


8) Introdução à linguagem silenciosa  

Autor: Ricardo Ventura

O psicanalista e cientista comportamental, especialista em linguagem silenciosa, Ricardo Ventura, é também fundador do canal Não Minta Pra Mim, no YouTube. No seu livro Introdução à linguagem silenciosa, ele se propõe a ensinar o leitor a identificar emoções verdadeiras e reconhecer mentiras, levando sua comunicação para um próximo nível.

Segundo ele, a linguagem silenciosa fala tão alto que é impossível não reconhecê-la, ainda que de forma inconsciente. Aliás, essas interações não verbais podem ser o que explica aquela desconfiança, aparentemente infundada, que temos de certas pessoas, ou a simpatia instantânea que temos por outras.

Super bem avaliado pela maioria dos leitores, esse livro sobre linguagem corporal costuma ser descrito como prático, direto ao ponto e muito didático, recomendado especialmente para leigos e iniciantes no assunto.


9) Linguagem Corporal Digital: Como Criar Confiança e Conexão, sem Importar a Distância 

Autora: Erica Dhawan

Ta aí um título super atual e extremamente relevante no cenário atual! Já não era sem tempo de começarmos a estender nossos estudos sobre comportamento humano ao ambiente digital, considerando que nossas interações estão cada vez mais virtuais, não é mesmo?

O foco dessa obra é analisar como a comunicação não verbal se traduz para o ambiente digital, onde a ausência de pistas físicas — como gestos, expressões faciais e tom de voz — pode gerar mal-entendidos. Dhawan, uma especialista em colaboração e comunicação digital, aborda o que ela chama de “sinais digitais” que usamos em mensagens de texto, e-mails, videoconferências e outras interações online, como emojis, pontuação e até mesmo o tempo de resposta.

No livro, Dhawan explora como pequenas nuances, como o uso de exclamações, emojis ou o ritmo de resposta, podem comunicar emoções e intenções, mesmo quando não estamos cara a cara com a pessoa. A obra é especialmente útil para quem trabalha remotamente ou depende de interações digitais no dia a dia.


10) Linguagem corporal dos líderes: Como essa linguagem silenciosa pode ajudar – ou prejudicar – o seu modo de liderar  

Autora: Carol Kinsey Goman

Nesta obra, Goman, uma especialista em linguagem corporal e comunicação, explora como líderes podem usar a comunicação não verbal para transmitir confiança, autoridade e empatia, influenciando positivamente suas equipes e criando um ambiente de trabalho mais colaborativo e produtivo.

Goman detalha como gestos, expressões faciais, postura e até o espaço pessoal afetam a maneira como líderes são percebidos. Ela também aborda como se comportar em reuniões e como criar conexão em conversas individuais a fim de construir relacionamentos mais sólidos com colegas e subordinados.


O livro é especialmente útil para líderes e gestores que querem entender como suas ações não verbais impactam a dinâmica da equipe e o clima organizacional. Goman destaca que o sucesso de um líder não depende apenas de sua habilidade verbal, mas também de como ele ou ela “fala” através do corpo.


Conclusão

Os livros sobre linguagem corporal que você conheceu nesse artigo oferecem excelentes ferramentas para aprimorar sua comunicação e fortalecer relações em diferentes contextos, sejam eles amorosos, profissionais ou até mesmo digitais

Aprender a “ler” a linguagem corporal não é apenas uma habilidade técnica, mas também um exercício de empatia e autoconhecimento. Os melhores autores da área, como Joe Navarro, Amy Cuddy e Vitor Santos, entre outros, mostram como entender o comportamento humano pode enriquecer nossas relações e melhorar nossa capacidade de comunicação. 

Agora é com você! Escolha o título que melhor se encaixa em seus objetivos de desenvolvimento pessoal e profissional. E fique à vontade para salvar esse artigo para consultas futuras e compartilhá-lo com seus amigos que também se interessam pelo tema!

*Compras feitas através dos links aqui indicados podem gerar comissões para o site Vi Claramente;

** As imagens dessa página podem ter sido geradas com inteligência artificial.

2 Comentários

  1. Pingback:Top 10 melhores livros para aprender a falar bem - Vi Claramente

  2. Pingback:Melhores TED Talks para refletir, se inspirar e se divertir - Vi Claramente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *