Menu fechado

Como ler livros e não esquecer do que leu: 10 técnicas eficientes

Bela moça jovem sorridente rodeada de livros

Lembrar o que lemos nos livros pode ser um desafio, mas é também um dos maiores desejos de apaixonados por leitura como nós 🥰 Afinal, jogue a primeira pedra quem nunca ficou frustrado após perceber que esqueceu boa parte do conteúdo de um livro maravilhoso lido há alguns meses! 

Enquanto isso, a wishlist de leitura só aumenta. Mas de nada adianta comprar livros incríveis e não conseguir extrair o máximo de conhecimento, não é mesmo? 

Então se você quer se tornar um leitor super eficiente e garantir que todo o tempo (e dinheiro!) investido na leitura traga aprendizado real, fique por aqui até o final! Você vai aprender 10 técnicas eficientes para ler e não esquecer mais o conteúdo dos livros que você tanto estima. Vem comigo!

10 Técnicas para lembrar do que você lê nos livros 

Sua primeira e indispensável tarefa para lembrar o que lê nos livros é grifar os trechos mais importantes, caso ainda não tenha esse costume. Ok, nós já sabemos que apenas grifar trechos do livro não ajuda a memorizar o conteúdo certo?

Contudo, você vai perceber que as dicas a seguir requerem que você tenha feito esse trabalho. Ou seja, grifar trechos nos livros não é suficiente para lembrar o que leu, mas é necessário!

1) Grife trechos importantes e releia-os no dia seguinte 

Uma mão segura um marca-texto em livro aberto, destacando trechos para lembrar o conteúdo do livro

Bem, apenas grifar e nunca mais olhar as passagens destacadas, certamente não adianta de nada. A diferença está no que você vai fazer com esses destaques.

Segundo o psicólogo Herman Ebbinghaus, que formulou a curva do esquecimento, esquecemos mais de 50% do que aprendemos nas 24 horas seguintes. No entanto, se após esse período fizermos uma revisão, é possível aumentar significativamente a retenção

Portanto, revisar os trechos destacados no dia seguinte é uma boa forma aumentar a memória do que você leu. Para fixar ainda mais, ao terminar o livro, retorne ao início e releia todas as passagens grifadas

2) Faça anotações no livro

Não tenha medo de rabiscar o livro (desde que ele seja seu, é claro! 😅) Faça anotações, setas, desenhos, esquemas visuais nos cantos das páginas… Quem prefere livros digitais, também pode fazer anotações no próprio documento, seja no computador, no celular ou no kindle.

Enfim, tudo isso é útil, mas aqui também cabe a mesma ressalva mencionada no tópico anterior: se você não revisitar suas anotações, elas não servirão de nada! 

3) Organize suas anotações em seções ou sequências

Jovem rapaz lendo em um café e fazendo anotações para não esquecer o que leu

Esse é um hack muito eficiente, eu mesma faço isso após a conclusão do livro. Consiste em fazer uma revisão geral das anotações feitas durante a leitura e reorganizar as informações em ordem cronológica, de importância, ou alguma outra sequência que faça sentido para você. Fique à vontade para personalizar o conteúdo.

Se você é adepto do manuscrito, pode organizar suas notas em cards ou fichas, ou ainda fazer mapas mentais. Para quem prefere meios digitais, é possível recortar e colar trechos, editando da forma como você preferir usando alguma ferramenta como Notion, Evernote, Google Docs, blocos de notas digitais, etc.

Leia também: Melhores livros para se tornar mais inteligente

4) Faça associações com situações da sua vida

Bela moça lendo livros em uma biblioteca

Pesquisadores de métodos de aprendizagem defendem que alguns conhecimentos fogem do padrão da curva do esquecimento. Um exemplo disso é o aprendizado de coisas que possam ser associadas com conhecimentos já consolidados.

Então que tal tirar proveito? Para isso, procure fazer associações do conteúdo que você leu com situações que você lembra: algum evento passado, exemplo pessoal ou de algum relato de um conhecido. Registre essas associações nas suas anotações ou fale em voz alta para alguém ou para você mesmo.

5) Aplique a técnica de Feynman

Uma das formas mais eficientes de lembrar as coisas que aprendemos é ensinando, e é justamente isso o que propõe a técnica de Feynman. Esse método consiste em ensinar o que você aprendeu para uma criança. Ou seja, você terá que explicar de forma super simples e fácil de entender.

Não tem uma criança por perto? Sem problemas! Ela não precisa ser real, pode ser imaginária. O que importa é que essa técnica vai obrigar você a desmembrar o conteúdo aprendido no livro e simplificá-lo. Ao fazer isso, você vai perceber lacunas no seu próprio entendimento, pois vai se deparar com dúvidas sobre as quais que até então não tinha pensado. E é aí que reside a mágica dessa técnica! ✨

Então, ao organizar a aula para sua criança (real ou de mentirinha), se prepare, pois há grandes chances de que você precise retornar aos trechos destacados para esclarecer alguns conceitos. 

Assim que concluir sua seção de ensino infantil, você pode aproveitar e compartilhar o que aprendeu com pessoas de qualquer idade. Conte o que leu para algum amigo ou familiar, ou grave um vídeo falando sobre o tema. Se quiser dar um passo ainda mais avançado, compartilhe nas suas redes sociais, caso se sinta à vontade.

6) Discuta o livro com alguém que também o leu

Dois rapazes conversando em uma praça. Um deles está segurando um livro.

Além de ajudar a lembrar do que leu, esse hack enriquece a experiência. Isso porque, muitas vezes, você poderá perceber que outra pessoa interpreta de forma diferente o mesmo conteúdo que você leu.  Ao comparar diferentes pontos de vista podemos aprender ainda mais. Sem falar que pode render uma boa conversa, não é mesmo?

Leia também: Melhores livros para aprender a falar bem

7) Leia ou assista resenhas do livro após o término da leitura

Aqui está outra dica que sigo e gosto muito. Ler resumos e resenhas em sites ou assistir a vídeos no YouTube sobre um livro que você já leu também traz o duplo-ganho já mencionado na dica anterior: ajuda a lembrar do que leu e ainda traz uma perspectiva nova de outra pessoa.

Leia também: Melhores livros para melhorar a leitura

8) Repasse o conteúdo lido em forma de perguntas (active recall)

Bela moça lendo e fazendo anotações no livro para não esquecer o que lê

O estudo ativo, também conhecido como active recall, é uma das formas mais eficazes de lembrar o que lemos nos livros. Uma forma de fazer isso é reler os trechos grifados do seu livro e em seguida retomar o conteúdo em forma de perguntas.

  • Ex: “A resiliência é a capacidade de um indivíduo de se recuperar de adversidades e se adaptar bem às mudanças. Ela é essencial para o bem-estar mental e pode ser desenvolvida através de práticas como a meditação e o fortalecimento de relacionamentos sociais.”
  • Active recall: o que é resiliência? Qual é a sua importância? Como desenvolvê-la?

Responda às perguntas com suas palavras. Esse hack é parecido com a técnica de Feynman e traz o mesmo benefício: convida você a revisitar o tema aprendido através de uma abordagem ativa. Com isso, as lacunas no entendimento que naturalmente passam batidas durante o estudo passivo acabam vindo à tona.

Não fique chateado caso perceba que não consegue dar respostas completas. Quando isso acontecer, revise apenas a questão onde você travou e reformule sua resposta. Repita o processo se achar necessário.

9) Anote o que aprendeu com suas palavras (active recall)

Outra forma de active recall é fazer resumos com suas próprias palavras. Pode ser à mão, em um caderno, ou em algum dispositivo digital. Só não vale consultar o livro durante a tarefa, hein? Para empregar corretamente esse método, leia os trechos destacados e, em seguida, feche o livro.

Então escreva o que você aprendeu até então. Só depois confira o livro para verificar se há gaps no seu resumo. Caso haja, revise o conteúdo em que encontrou dificuldade e reescreva alguns parágrafos sobre essa parte específica.

Leia também: Top 10 livros para melhorar a escrita

 10) Misture dois ou mais desses truques 

Bela moça segrando um livro enquanto conversa com os amigos ao ar livre.

A última dica é matadora para não esquecer mais do que lê nos livros: selecione duas ou mais formas de aprendizado ativo listadas acima. Quer um exemplo? Então veja a seguir meus métodos preferidos para ler e não esquecer das lições dos livros. Geralmente sigo esse passo a passo:

  1.  Grifo os trechos que considero mais importantes. Em alguns casos, também faço anotações ao lado dos parágrafos, complementando com alguma associação pessoal, ou tema relacionado de que me lembre. Como utilizo o kindle para a maioria dos livros que leio, faço os destaques e anotações no próprio dispositivo. 
  2. No dia seguinte, ao retomar o livro, reviso os destaques do dia anterior. Feito isso, prossigo com a leitura, grifando passagens importantes, as quais irei revisar no dia seguinte
  3. A partir dos trechos destacados, faço resumos com minhas próprias palavras. Dependendo da complexidade do livro, decido se farei resumos a cada capítulo ou um único texto após concluir a leitura do livro inteiro. Costumo fazer meus resumos no Evernote ou Google Docs, porém, às vezes opto por textos manuscritos em um caderno que tenho só para esse propósito.
  4. Por fim, quando termino o livro, releio minhas anotações. Procuro desenvolver uma ideia geral das principais lições e então organizo os tópicos em uma ordem que faça sentido para mim. Muitas vezes, esse material serve de base para escrever os artigos para este site. 

É necessário fazer esse processo para todos os livros? Bem, claro que não, eu mesma não sigo esse passo a passo para todos os livros que leio, mas apenas para aqueles cujas lições considero mais importantes. Quando leio livros de ficção, por exemplo, não faço nada disso, pois considero esse tipo de leitura estritamente como lazer.

Escolha seu próximo livro e coloque as dicas em prática!

Enfim, aqui encerramos as 10 dicas para ler e não esquecer o que lê nos livros. Começamos por grifar passagens importantes. Embora essa prática sozinha tenha pouca utilidade, ela serve de base para a aplicação de qualquer um dos hacks apresentados aqui.

No entanto, as formas mais eficientes para você lembrar o que lê nos livros, requer sair do aprendizado passivo da leitura básica e implementar algum método de estudo ativo. A maioria dessas técnicas envolvem a escrita ou a fala.

De qualquer forma, quer você prefira falar, escrever ou ambos, a leitura ativa envolve construir o próprio conhecimento, desenvolvendo um raciocínio sobre as lições aprendidas para reformulá-las à sua própria maneira.

Bem, agora que você já sabe como fazer para não esquecer mais o que lê nos livros, é só praticar! Escolha as técnicas mais atrativas para você e coloque em prática

Ah, mas, antes de me despedir, fica aqui mais algumas dicas finais: confira a seção Indicações para sugestões de bons livros e veja também resenhas e resumos na seção Li & Recomendo! Aproveite!

*Compras feitas através dos links aqui indicados podem gerar comissões para o site Vi Claramente;

** As imagens dessa página podem ter sido geradas com inteligência artificial.

3 Comentários

  1. Pingback:Melhores livros para se tornar mais inteligente - Vi Claramente

  2. Pingback:Como adquirir o hábito da leitura em 7 passos (e um bônus)

  3. Pingback:Melhores livros para melhorar a leitura - Vi Claramente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *