Menu fechado

Livros da Brené Brown: sobre o que falam e qual comprar

Desenho do rosto da autora Brené Brown

Os livros da Brené Brown abordam temas delicados como vulnerabilidade, vergonha e medo. Contradizendo o senso comum, a autora defende que abraçar a própria vulnerabilidade não tem a ver com fraqueza, mas sim com coragem, e que esse é o caminho para a verdadeira autoaceitação, amor e pertencimento.

Nesse artigo, você vai conhecer melhor as ideias de Brené Brown, quais de seus livros estão disponíveis em português e sobre o que falam. Assim, poderá escolher o título ideal para você. E, ao final, também poderá saber mais sobre e assistir aos TED Talks e documentários estrelados por ela. Vale a pena conferir!

Quem é Brené Brown?

Brené Brown é escritora, professora, palestrante e pesquisadora. Atualmente, também apresenta dois podcasts. Com formação em Serviço Social, suas linhas de pesquisa focam especialmente em temas como coragem, liderança, vulnerabilidade, vergonha e empatia.

As ideias de Brené Brown ganharam grande visibilidade após sua primeira palestra no TED talks em 2010, que até hoje continua entre as mais assistidas na plataforma. Tamanha popularidade a levou a gravar um documentário para a Netflix, além de alavancar a venda de seus livros. Atualmente, seis deles estão disponíveis em português.

Sobre o que falam os livros da Brené Brown? Qual comprar?

Os livros da Brené Brown destrincham assuntos delicados como vergonha e vulnerabilidade. Todos eles se baseiam nas pesquisas realizadas pela autora no sentido de entender o que caracteriza a personalidade de uma pessoa que se sente amada, segura e consciente de seu valor e merecimento. 

Afinal, no fundo, é isso o que todos nós buscamos, não é mesmo? As ideias centrais nos livros de Brené Brown envolvem a aceitação da própria vulnerabilidade e a coragem necessária para ter essa atitude como um caminho necessário para alcançar a autenticidade. 

Uma boa forma de iniciar nessa jornada é pelo livro mais vendido da Brené Brown, A coragem de ser imperfeito. Os títulos A arte da imperfeição e a Coragem de ser você mesmo são igualmente indicados para quem quer ter o primeiro contato com a autora e também para quem já a conhece, seja pelos livros, pelos TED talks ou pelo seu documentário na Netflix.

De qualquer forma, esses 3 títulos se complementam, podendo ser considerados uma trilogia, ainda que tenham narrativas independentes entre si. 

Já o livro Mais forte do que nunca, é uma boa indicação para quem está passando por alguma adversidade e busca apoio, mas também vai bem para quem quer se tornar uma pessoa melhor e mais resiliente, independente do momento em que se encontra. 

Por outro lado, se você sofre com perfeccionismo excessivo, ou busca apoio para enfrentar a vergonha de suas histórias pessoais, vale a pena ler Eu achava que isso só acontecia comigo. Essa leitura vai te ajudar a deixar de ser refém dos julgamentos alheios e dos padrões culturais e sociais.

Por fim, o livro A coragem para liderar é uma ótima leitura para quem ocupa, ou pretende assumir, uma posição de liderança, seja em uma empresa, família ou comunidade. Aliás, essa leitura será ainda mais proveitosa se precedida de um dos 3 títulos mais populares da autora. Assim, você começa entendendo os preceitos ao nível individual antes de aplicá-los no coletivo. 

Conheça os livros da Brené Brown:

A seguir, conheça os livros da Brené Brown disponíveis em português e aproveite para escolher um (ou vários) dos títulos. Perceba que todos eles já estão com links para compra segura nos melhores e-commerces para você adquirir seu livro preferido da Brené Brown em versão física ou e-book.

A coragem de ser imperfeito

Sem dúvida, esse é o livro mais famoso de Brené Brown. A obra defende que a vulnerabilidade não é uma fraqueza, mas sim uma aliada, e, para ter uma vida plena, é necessário vencer o medo de assumir nossa vulnerabilidade.

Contudo, esse é um grande desafio, devido às inúmeras cobranças da sociedade. Com medo da inadequação, temos vergonha de ser quem realmente somos. Assim, é preciso muita coragem para expôr sentimentos e encarar as possibilidades, tanto de sucesso quanto de fracasso. Porém, ao vencer essas barreiras podemos nos abrir para o amor, pertencimento e criatividade

A arte da imperfeição

O conteúdo de A arte da imperfeição tem relação forte com A coragem de ser imperfeito, podendo ser considerado um uma continuação deste. O ponto central da narrativa é que todos nós já somos dignos de amor e pertencimento, mesmo com todas as nossas imperfeições.

Ou seja, você não precisa ganhar mais dinheiro, emagrecer, ascender de cargo ou qualquer outra coisa para ter valor.

Assim, o livro convida o leitor a abandonar a pessoa que acha que deve ser e aceitar e amar a si próprio, com a coragem de abraçar as imperfeições.

Isso porque, segundo a autora, ser autêntico é requisito para ter uma vida plena. Então, Brown propõe 3 ferramentas para alcançar a autenticidade: a coragem, a compaixão para se perdoar e a conexão.

A coragem de ser você mesmo

Como o título entrega, esse livro complementa os outros dois citados acima. O diferencial dessa obra é que ela oferece quatro práticas para conquistar o pertencimento. Nesse caso, se referindo não à busca por ser aceito pelos outros, mas sim por aceitar a si mesmo.

Para isso, Brown compartilha sua própria história e de outras pessoas, além de dados de suas pesquisas.

Ela defende que, para alcançar o pertencimento, é necessário enfrentar a natureza selvagem, um lugar de solitude, incertezas e desconforto. Ela ainda aborda questões como raiva, limites, espiritualidade, conexão e muito mais.

Mais forte do que nunca

Outro grande best-seller da autora, o livro Mais forte do que nunca busca desvendar como superar as adversidades e aprender com elas.

Afinal, se aceitar a vulnerabilidade implica em assumir riscos, encarando o medo do fracasso, como agir quando confrontados justamente pelo fracasso?

Nessa obra a autora apresenta os padrões de personalidade que observou em pessoas que conseguem se levantar mais fortes após as quedas.

Esse é mais um livro que complementa perfeitamente os anteriores na construção do amor-próprio, autocompaixão e aceitação, acrescentando ainda resiliência ao cenário.

A coragem para liderar

Em A coragem para liderar, Brown traz toda sua bagagem sobre coragem e vulnerabilidade aplicada à liderança.

Como empregar empatia e conexão em conversas difíceis? Quais são as habilidades humanas essenciais em um líder? Como desenvolver liderança com ousadia e honestidade? Esses são alguns dos pontos discorridos nesse livro.

Aliás, as ideias principais apresentadas são: como trabalhar a vulnerabilidade em uma posição de liderança, como viver de acordo com nossos valores e como moderar conversas difíceis. Brown expõe mitos sobre a vulnerabilidade, quais são as armaduras psicológicas que usamos e como se libertar delas.

Eu achava que isso só acontecia comigo

O ponto central desse livro é a vergonha, um sentimento que pode te travar de ser você mesmo em uma sociedade cheia de estereótipos e julgamentos.

Por mais que saibamos, de forma superficial, que não devemos deixar que os padrões sociais ditem todas as nossas ações, é inegável que somos, sim, afetados pela opinião alheia, em maior ou menor grau.

Contudo, a busca irrefreada por se encaixar nos padrões sociais só traz sofrimento. A sensação de inadequação nos leva a esconder e negar quem realmente somos, e o que é pior: nos priva de receber o amor que desejamos e merecemos.

Se você se sente pressionado por expectativas externas e parece que não é bom o bastante, esse livro vai te ajudar a se libertar dessas amarras e ser mais feliz.

Pilha de livros e par de óculos de grau em uma pintura a óleo realista

Quer saber mais sobre o tema?

Assista ao TED Talk mais famoso da Brené Brown

Esse é considerado um dos melhores TED talks, pois está entre os mais assistidos da plataforma. Nessa palestra a autora fala sobre suas pesquisas visando esclarecer o que caracteriza uma pessoa que se sente digna de amor e pertencimento

Ela conclui que a chave para o merecimento está na coragem e na vulnerabilidade. Então explica como esses dois pontos aparentemente opostos se conectam.

TED Talk da Brené Brown sobre vergonha

Após o grande sucesso de seu TED Talk em 2010, Brené Brown volta a palestrar para o evento em 2012. Dessa vez falando sobre a vergonha


Ela reforça o papel da vulnerabilidade como uma força e não uma fraqueza, e dá alguns exemplos pessoais com seu típico bom-humor, fazendo a plateia dar umas boas risadas.

Por fim, ela comenta sobre as diferenças entre homens e mulheres ao lidar com a vergonha e defende que a empatia é o antídoto para este sentimento.

Documentário da Brené Brown na Netflix

The Call to Courage, o documentário de Brené Brown na Netflix, segue a mesma linha de seus TED talks e de seus livros mais vendidos.

Ela discorre sobre o poder de expôr a vulnerabilidade e como esta se relaciona com a coragem, inclusive com alguns exemplos pessoais e familiares. 


A autora também conta algumas histórias engraçadas sobre a escolha do design da capa de seu livro em diferentes países e relata algumas curiosidades a respeito de seu TED talk mais famoso, como o fato de ter se sentido envergonhada com a palestra e como lidou com isso.

*Compras feitas através dos links aqui indicados podem gerar comissões para o site Vi Claramente;

** As imagens dessa página podem ter sido geradas com inteligência artificial.