Os livros de Nassim Taleb estão entre os mais lidos e recomendados por especialistas e influencers das áreas de economia e investimentos. No entanto, as ideias geniais desse autor não se limitam às finanças, tendo aplicações nas mais diversas áreas, como ética, política, liderança e desenvolvimento pessoal.
Taleb é especialista em probabilidade, incerteza e gestão de riscos. Ele defende que o ser humano tende a negligenciar o papel do acaso nos eventos devido a viéses cognitivos que nos levam a sempre buscar padrões de causa e efeito. Seus livros explicam suas teorias, já traduzidos para mais de 40 idiomas.
Se você está curioso para conhecer essas teorias super citadas por diversos famosos e intelectuais, mas não sabe por onde começar, fique por aqui! Nesse artigo você vai conhecer cada um dos livros de Nassim Taleb disponíveis no Brasil e então poderá decidir qual título comprar ou por qual deles começar, caso queira se aprofundar na obra do autor. Vamos lá?
Quem é Nassim Taleb?
Nassim Nicholas Taleb é um autor conhecido principalmente pelos seus best-sellers A lógica do cisne negro e Antifrágil. Ele é matemático de formação, especialista em estatística e análise de risco.
Nascido no Líbano, Taleb concluiu sua formação acadêmica na França, e então se mudou para os EUA, onde começou a atuar no mercado financeiro, construindo fortuna como investidor. Taleb também possui MBA pela Wharton School e Ph.D. na Universidade de Paris, tedo se tornado professor na Universidade de Nova York.
Devido a seu background no mercado financeiro, Taleb é um dos autores mais influentes na área de finanças, mas sem se restringir a esse nicho. Suas principais ideias e teorias são explicadas na sua coletânea Incerto, composta por 5 volumes, cada um deles vendidos separadamente no Brasil, em língua portuguesa.
Leia também: Melhores livros para entender o comportamento humano
Sobre o que falam os livros de Nassim Taleb?
Em geral, os livros de Nassim Taleb falam sobre acaso, aleatoriedade e situações imprevisíveis e seus impactos, bem como sobre nossas limitações em lidar com esses eventos. Confira a seguir um pouco mais sobre cada um dos livros de Nassim Taleb disponíveis em português:
Iludido pelo acaso: A influência oculta da sorte nos mercados e na vida (2004)
Nessa obra, Taleb questiona o papel da competência e da habilidade na vida de pessoas bem sucedidas, e defende que costumamos subestimar o papel da sorte e do acaso nos eventos da vida. Buscamos sempre encontrar padrões e justificar desfechos com base em alguma razão e acabamos ignorando a existência das aleatoriedades.
Ele atribui essa ilusão ao que chama de viés do sobrevivente: como os vencedores ganham grande destaque, acabamos com uma falsa visão, já que os perdedores não contam sua história. O livro aborda esse e outros viéses cognitivos que nos levam a atribuir nossos bons resultados a competência e maus resultados ao azar, ignorando o papel dos fatores que estão fora do nosso controle.
A lógica do cisne negro (2007)
Esse é o livro mais famoso de Nassim Taleb. O título faz alusão ao fato de que se acreditava que só existissem cisnes brancos, até que um cisne negro foi avistado na Austrália, no século XVII.
O autor se apropria desse evento para nomear como “cisne negro” aqueles acontecimentos inesperados, de grande impacto, mas que parecem óbvios e previsíveis após terem ocorrido. Enfim, a velha tendência humana de buscar padrões lógicos para explicar eventos aleatórios.
Nessa obra, Taleb abre nossos olhos para a existência desses cisnes negros, alertando o quanto o futuro é imprevisível, embora tenhamos dificuldade em entender esse fato. Aliás, segundo o autor, os cisnes negros são mais comuns do que costumamos aceitar. Ele cita o Google e o 11 de setembro como alguns dos exemplos.
Além disso, ele mostra a importância de aprender a lidar com as incertezas, confiar menos no que achamos que sabemos e reconhecer as oportunidades ocultas. Esse é um dos livros considerados obrigatórios para investidores, embora seja super indicado para qualquer pessoa viva andando sobre a Terra, já que todos estamos à mercê do acaso.
A cama de Procusto: aforismos filosóficos e práticos (2010)
Esta obra consiste em uma coleção de aforismos, sentenças breves, mas carregadas de lições profundas e filosóficas. Ou seja, você pode esperar desse livro pérolas de sabedoria de Taleb, ideal para ler devagar, tirando um tempinho para refletir sobre cada tópico.
Então, se você quer uma leitura rápida, esse não é o livro ideal, embora seja curto (apenas 160 páginas), comparado com as demais obras do autor.
O título do livro se refere à figura mitológica de Procusto, um homem que obrigava seus hóspedes a caberem perfeitamente em sua cama de ferro, mesmo que parra isso fosse necessário esticá-los ou amputar seus membros.
Taleb usa essa analogia para se referir à intolerância humana e distorção de dados a fim de justificar hipóteses contraditórias. Ele aborda esse tipo de situação referente a temas diversos como economia, amor, ética, política, entre outros.
Antifrágil: Coisas que se beneficiam com o caos (2012)
Segundo Taleb, antifrágil é o oposto de frágil, mas não é sinônimo de forte ou robusto. Afinal, algo que não quebra facilmente pode ser descrito como resistente ou resiliente, porém, antifrágil é mais que isso. Esse conceito define algo que não apenas se mantém intacto após os golpes, mas também se torna ainda mais forte com eles.
Essa obra pode ser considerada um complemento ou uma continuação da Lógica do cisne negro. Enquanto este título destaca a forte presença do acaso e do inesperado, Antifrágil propõe soluções para sobreviver ao caos da imprevisibilidade.
Aliás, Taleb defende que a antifragilidade é o antídoto para o cisne negro. O autor defende que a tendência do mundo moderno é se tornar cada vez mais imprevisível, de forma que quem não se adaptar, sucumbirá.
Arriscando a própria pele: Assimetrias ocultas no cotidiano (2018)
Esse best-seller é o responsável pela popularidade da expressão “skin in the game”, embora a tradução para português não tenha favorecido o termo. Ele nos convida a confiar apenas em quem faz o que fala, e assume os riscos necessários e condizentes com as bandeiras que levanta.
O livro defende que a simetria e compartilhamento de riscos é requisito para a justiça social, pois quando um tomador de decisão está exposto apenas às recompensas e não aos riscos, ou seja, não tem “skin in the game”, os demais atores acabam pagando a conta, com consequências negativas em várias esferas da sociedade.
Qual livro do Nassim Taleb vale a pena comprar primeiro?
Se mesmo após as sinopses acima você ainda está com essa dúvida, recomendo começar sua leitura pela Lógica do cisne negro. Essa obra expõe as ideias principais de Nassim Taleb e contém as referências mais importantes para você entender esse autor e diversos outros que citam ou se baseiam nas suas obras.
Em seguida, vale a pena investir no livro Antifrágil. Embora essa obra seja independente, não tendo a necessidade da leitura prévia da Lógica do cisne negro, você irá se beneficiar ainda mais se organizar sua leitura dessa forma.
Os demais livros de Nassim Taleb: Iludidos pelo acaso, A cama de Procusto e Arriscando a própria pele apresentam abordagens diferentes dos citados acima, embora Iludidos pelo acaso tenha certa similaridade com o tema de A Lógica do cisne negro. Então, esses 3 títulos podem ser lidos de forma totalmente independente, especialmente se você já leu os 2 principais best-sellers e gostou do estilo do autor.
Enfim, dadas as sugestões sobre os livros de Nassim Taleb, agora é com você! Aproveite as dicas e conheça a obra desse renomado autor. E compartilhe esse artigo com seus amigos e familiares que também se interessam por livros profundos e inteligentes!
*Compras feitas através dos links aqui indicados podem gerar comissões para o site Vi Claramente;
** As imagens dessa página podem ter sido geradas com inteligência artificial.
Pingback:Principais lições do livro O homem mais rico da Babilônia - Vi Claramente
Pingback:Melhores livros de comportamento humano
Pingback:Livros de Jordan Peterson: sobre o que falam e qual comprar - Vi Claramente