Menu fechado

Top 10 livros para melhorar a escrita

Um bom livro para melhorar a escrita pode ser tudo o que você precisa para deslanchar suas redações, melhorar sua comunicação no trabalho ou até mesmo escrever seu próprio romance! Afinal, escrever é tão desafiador quanto imprescindível para a maioria dos estudantes e profissionais de todas as áreas.

Não é segredo que saber se expressar de forma clara via texto pode abrir as melhores portas para o sucesso. Para escritores e aspirantes, então, é indiscutível o valor do aperfeiçoamento nessa arte. Contudo, é também normal se sentir inseguro na hora de escrever e até travar frente à página em branco.


Felizmente, há excelentes livros que podem te ajudar superar essa barreira. Nesse artigo, você encontrará os melhores livros para escrever bem, com obras voltadas para a escrita de romances, contos e outros estilos de ficção, e também livros sobre escrita não ficcional, como redações acadêmicas, e-mails, artigos, monografias e muito mais. Confira!

Leia também: Melhores livros para melhorar a leitura

Top 10 melhores livros para aperfeiçoar a sua escrita

Preparado para superar o medo da página em branco? Confira a seguir a seleção dos melhores livros para escrever bem, com obras voltadas para a escrita ficcional, profissional e acadêmica. Seja qual for seu estilo de escrita e necessidade, há um título ideal para você. Confira!

1) Sobre a escrita

Autor: Stephen King

Para quem ama escrever ou para quem ama Stephen King, ou os dois, essa é uma leitura obrigatória! A primeira parte do livro é dedicada a uma mini autobiografia do autor. Nesse início, ele conta sobre sua infância e revela como nasceram algumas de suas principais obras e como alguns de seus personagens se relacionam com eventos de sua vida pessoal.

Na segunda parte do livro, ele dá dicas práticas sobre a escrita, como evitar a voz passiva, os advérbios e parágrafos longos. E, por fim, na terceira parte do livro, King dá detalhes de seus próprios processos, como endereçar o texto ao leitor ideal, escrever a primeira versão “de portas fechadas”, a segunda versão “de portas abertas”, escrever todo santo dia e cultivar o hábito de ler muitos livros.


Além dos ensinamentos valiosos e dicas de escrita de um dos maiores escritores de ficção de todos os tempos, o ponto forte desse livro é a própria narrativa cativante do mestre. Quem já leu, garante que é uma leitura gostosa e fluida, como costumam ser os contos de King.


2) Zen na arte da escrita

Autor: Ray Radbury

Aqui vai mais um livro sobre escrita de um célebre escritor de ficção: Ray Bradbury, autor de Fahrenheit 451. Assim como ocorre com Stephen King, a relação de amor com a escrita, a dedicação a ela e até a diversão obtida dessa arte são pontos marcantes em Bradbury, os quais ele expressa nesse livro.


Bem como o primeiro da lista, esse é um livro essencial para quem ama escrever e faz (ou pretende fazer) dessa paixão o seu ofício. Bradbury fala sobre sua metodologia, seus processos e sua forma de lidar com o trabalho de escritor. O mais legal desse livro é que a própria narrativa já é uma aula em si: dinâmica, super “visual” e viva, que só de ler já dá inspiração para escrever.


3) Para ler como um escritor

Autora: Francine Prose

Em Para ler como um escritor, Francine Prose ensina aos escritores ou aspirantes como desenvolver uma leitura voltada a estudar o estilo do autor. Assim, você será capaz de reconhecer as estratégias dos melhores escritores, e, por que não?, se inspirar e usar algumas delas na sua própria escrita. Interessante, não é mesmo?

Para isso, a autora usa exemplos da literatura clássica e dá até uma lista de títulos para você ler treinando as análises propostas. Embora a versão original da obra seja baseada na língua inglesa, essa edição traz um acréscimo para favorecer os leitores brasileiros. Trata-se de análises de autores clássicos brasileiros como Drummond e Machado de Assis, incluindo ainda uma lista de leitura de obras nacionais.



4) Como escrever bem: O clássico manual americano de escrita jornalística e de não ficção

Autor: William Zinsser

Diferente dos títulos sugeridos acima, esse é um livro voltado para quem escreve quaisquer textos de não ficção, ideal para jornalistas e escritores de outras categorias, mas sem se restringir a profissionais da redação.

Ou seja, se você quer aprimorar sua comunicação em e-mails, relatórios, processos jurídicos e até em posts nas redes sociais, esse é o livro sobre escrita ideal! Ele traz estratégias para organizar o raciocínio e apresentá-lo de maneira clara e coerente na forma escrita. 

O autor defende a comunicação objetiva e limpa, sem enrolação, e ensina técnicas para desenvolver esse estilo. Mas não se engane, o livro não promete fórmulas mágicas, e defende a prática e a reescrita como formas de alcançar a excelência. Quem já leu costuma descrever a leitura como fluida e agradável.


5) A arte de escrever

Autor: Arthur Schopenhauer

Conhecido como um autor pessimista, a escrita de Schopenhauer costuma ser descrita como dura e ácida. Há quem não se identifique com esse estilo. Ainda assim, mesmo os leitores que se dizem incomodados com alguns trechos, confessam que esse livro traz lições valiosas para quem leva a escrita a sério, especialmente profissionais.

Boa parte da obra é desenvolvida com base em críticas: a textos rebuscados, mas pobres em conteúdo; a falsos eruditos que muito lêem, mas pouco aprendem, a leitores que não desenvolvem senso crítico sobre o que lêem, a escritores que muito escrevem, mas pouco agregam na prática… 

Assim, com muitas alfinetadas e tapas na cara, esse livro defende a profundidade de conteúdo, o senso crítico e a objetividade na escrita. Ele traz dicas sobre como escrever e como não escrever, e ainda vai além. Orienta sobre a importância da leitura e de um critério rígido na escolha de quais autores ler. Disponível de graça para Kindle Unlimited.

✅ Assine Kindle Unlimited e leia à vontade mais de 2 milhões de e-books. Inicie seu teste grátis de 30 dias.


6) Guia de escrita: Como conceber um texto com clareza, precisão e elegância

Autor: Steven Pinker

Que tal um livro sobre escrita com um “quê” de neurociência? Se gosta da ideia, vale a pena apostar no Guia de escrita. Nele, Pinker, que é psicólogo e linguista, aborda a escrita com base na Linguística e nas Ciências Cognitivas, trazendo uma visão ampla de como a comunicação é processada no cérebro e como isso impacta a escrita.

O livro desvenda a origem dos principais erros cometidos na escrita, traz orientações para escrever de forma coesa e dicas interessantes e divertidas para facilitar a aplicação. Ele também defende o hábito da leitura de livros como uma das melhores formas de desenvolver o vocabulário e fluidez na escrita.

Uma possível limitação dessa obra apontada por alguns avaliadores é que, por ter sido concebida em língua inglesa, algumas de suas dicas acabam perdendo o sentido no português. A tradução dessa edição é um ponto controverso: criticada por alguns e elogiada por outros. Contudo, há relatos de que esse “porém” não chega a apagar o brilho da obra e suas ricas lições, embora possa incomodar alguns leitores mais atentos.


7) Escrever ficção: Um manual de criação literária

Autor: Luiz Antonio de Assis Brasil

Esse livro é baseado na experiência do autor como professor da Oficina de Criação Literária e no programa de pós-graduação em escrita criativa da PUCRS. A proposta da obra é guiar o ficcionista na criação de suas histórias, com a liberdade de cultivar seu próprio estilo. Para isso, o autor oferece técnicas, contudo, sem prometer fórmulas prontas, já que a ideia é uma construção conjunta.

Entre os pontos abordados no livro estão a criação de personagens realistas e cativantes, como estruturar o enredo, como organizar o espaço e tempo onde ocorre a trama, entre outras questões desafiadoras. As orientações dadas são ainda ilustradas com exemplos de autores consagrados como Saramago, Machado de Assis e Shakespeare.

Portanto, você pode esperar dessa obra uma abordagem bem prática, vinda de um professor com mais de 30 anos de experiência em ajudar escritores de ficção a desenvolverem suas tramas. Indicada para quem já escreve e quer se aperfeiçoar, bem como para iniciantes no mundo da escrita ficcional.


8) A jornada do escritor: estrutura mítica para escritores

Autor: Christopher Vogler

O título desse livro já dá uma pista do foco da obra. Trata-se de um estudo sobre a famosa Jornada do Herói, estrutura descrita por Joseph Campbel como a base para a criação de histórias. Essa estrutura é uma espécie de fórmula que norteia todos os enredos mais conhecidos da humanidade, desde fábulas e novelas a roteiros hollywoodianos. 

Então, se você quer aprender a empregar esse modelo mais que validado para criar histórias cativantes, vale a pena apostar nessa obra. Nela, Vogler destrincha a Jornada do Herói em etapas detalhadas, ilustrando com exemplos clássicos de livros e filmes famosos. Com essa didática, promete auxiliar o leitor a aplicar as estratégias em seus próprios contos.

Entre relatos de avaliadores, muitos afirmam ser um livro super prático e útil para escritores de contos e fantasia. No entanto, as dicas apresentadas podem ser difíceis de extrapolar para estilos de escrita não-ficcionais. Portanto, se você escreve não-ficção, sugiro escolher outro título da nossa lista.


9) Superdicas para escrever bem diferentes tipos de textos

Autora: Edna M. Barian Perrotti

Se você procura por um livro para escrever bem no dia a dia, esta é uma ótima indicação. Superdicas tem como foco a escrita profissional e acadêmica, incluindo redações de vestibular, e-mails, artigos, monografias, entre outros. 


Ao longo de 60 dicas, ele promete ajudar o leitor a expressar sua mensagem de forma clara no texto, proporcionando ainda maior segurança na hora de escrever. Logo, pode ser uma boa pedida para estudantes. Já profissionais mais experientes com a linguagem escrita, como redatores ou jornalistas, podem achar o conteúdo muito básico.


10) A arte de escrever bem no trabalho

Autor: Harvard Business Review

Você se sente inseguro na hora de escrever e-mails e relatórios? Gostaria de expressar melhor suas ideias a fim de vender seu peixe e conseguir mais oportunidades de negócios? Então esse pode ser o livro para melhorar a escrita ideal para você. 

Isso porque ele é voltado para a comunicação em ambiente corporativo, embora suas dicas possam ser extrapoladas para outras situações. A obra promete ajudar a organizar a mensagem de forma objetiva, clara e direta, no tom certo conforme o contexto e o público para quem se dirige. 

Ele aborda também gramática e ortografia, inclusive apontando os erros mais comuns. Um ponto muito elogiado nesse livro é a estrutura em que ele é organizado, com capítulos curtos e resumos práticos ao término de cada um, além de um guia final com regras gramaticais e dicas de português.

Eleve o nível da sua comunicação com um livro para melhorar a escrita

Escrever é desafiador para todos, inclusive para quem ama essa arte e faz dela seu ofício. No entanto, não depende de talento nato ou dom especial. Qualquer pessoa comum pode aprimorar sua comunicação escrita com as estratégias e ferramentas certas.

Se você chegou até aqui, pode estar a um passo de desenvolver a fluência na escrita que sempre sonhou, seja na redação de artigos, documentos formais, e-mails ou até mesmo escrever um livro! Enfim, seja qual for seu objetivo, um dos livros para melhorar a escrita indicados acima vai te ajudar!

Então escolha o título ideal para seu propósito e adquira agora mesmo através dos links indicados para receber seu livro no conforto do seu lar

Até a próxima!

*Compras feitas através dos links aqui indicados podem gerar comissões para o site Vi Claramente;

** As imagens dessa página podem ter sido geradas com inteligência artificial.

2 Comentários

  1. Pingback:Melhores livros para melhorar a leitura - Vi Claramente

  2. Pingback:Como adquirir o hábito da leitura em 7 passos (e um bônus)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *