Menu fechado

Melhores livros sobre autocuidado

Em meio à agitação do dia a dia, nada como encontrar bons livros sobre autocuidado. Afinal, a sabedoria para cultivar o bem-estar e a paz interior pode estar ao seu alcance, impressa em páginas que te convidam a desacelerar e olhar para si com amor.

Pensando nisso, selecionei a dedo para este artigo uma lista com os 10 melhores livros sobre autocuidado, com ferramentas e perspectivas valiosíssimas para cuidar da sua saúde física, mental e emocional

Aqui você vai encontrar um pouco de tudo: a serenidade da filosofia oriental, a profundidade da psicologia da aceitação, a medicina da longevidade e até guias práticos para desenvolver inteligência emocional e autocompaixão

A intenção é mostrar um leque de opções incríveis para que você encontre aquela que mais ressoa com seu momento atual. Interessou? Então fique por aqui para descobrir qual é o melhor livro sobre autocuidado para você!

Top 10 melhores livros de autocuidado

Agora sim, vamos ao que interessa! Confira a seguir a seleção dos 10 melhores livros sobre autocuidado para te ajudar a encontrar mais equilíbrio, autoconhecimento e bem-estar no seu dia a dia. Aqui há opções com abordagens diversas, mas todas com o poder de inspirar e transformar!

1) A coragem de ser imperfeito

Autora: Brené Brown

Se tem um nome que se tornou sinônimo de vulnerabilidade e coragem nos últimos anos, é o de Brené Brown. E este livro é sua obra mais famosa, baseado em anos de pesquisa sobre vergonha, pertencimento e autenticidade.

Sua mensagem central é revolucionária para muitos: vulnerabilidade não é fraqueza, mas sim nossa medida mais precisa de coragem. Além disso, é no ato de se mostrar, de ser visto mesmo sem garantias, que encontramos a verdadeira conexão, criatividade e sentido. Assim, esse livro é para qualquer pessoa que já se sentiu paralisada pelo medo do julgamento, pelo perfeccionismo ou pela sensação de inadequação.

O estilo de Brené Brown é inconfundível: uma mistura de pesquisa rigorosa com histórias pessoais hilárias e comoventes. Ela tem o dom de traduzir conceitos da psicologia social em linguagem do dia a dia, fazendo com que a gente se sinta compreendido e, ao mesmo tempo, desafiado a mudar. A leitura flui como uma conversa honesta com uma amiga muito sábia (e divertida!)


2) Os cinco pilares do autocuidado 

Autor: Gregory Scott Brown

Aqui temos uma abordagem de autocuidado com a chancela de um médico psiquiatra, o que já confere uma credibilidade extra. Dr. Gregory Scott Brown propõe um modelo integrado para o bem-estar mental, argumentando que cuidar da mente vai muito além da terapia ou medicação (embora não as descarte). Ele nos apresenta cinco pilares fundamentais e acessíveis: respiração, sono, espiritualidade, alimentação e movimento.

O grande trunfo deste livro é justamente essa visão holística vinda de um profissional da saúde mental tradicional. Dr. Brown consegue conectar os pontos entre práticas que muitas vezes são vistas isoladamente, mostrando como elas trabalham juntas para sustentar nossa saúde mental. Ele desmistifica o autocuidado, tirando-o do campo do “luxo” ou do “alternativo” e colocando-o como parte essencial da medicina preventiva e do tratamento.


Cada pilar é explorado com base em evidências científicas, mas a linguagem é super acessível e prática. Além disso, ele dá dicas de como incorporar mudanças em cada área – desde técnicas de respiração para acalmar a ansiedade até orientações sobre como a alimentação impacta o humor. Também vale destacar que a abordagem da espiritualidade é ampla e inclusiva, focando no senso de conexão e propósito, independentemente de crenças religiosas.


3) As coisas que você só vê quando desacelera

Autor: Haemin Sunim

Descrito por alguns leitores como um oásis de paz no meio da correria, esse livro foi escrito por Haemin Sunim, um monge budista sul-coreano famoso nas redes sociais por sua sabedoria gentil. Mas, não espere um manual passo a passo ou um programa de ação; a proposta aqui é bem diferente, focando mais no ser do que no fazer.

O livro é estruturado em pequenas reflexões e ensaios sobre diversos aspectos da vida – relacionamentos, trabalho, paixões, e claro, a arte de desacelerar. Uma das particularidades que muitos leitores adoram são as ilustrações coloridas e delicadas que acompanham o texto. 

Comparado a outros livros de autocuidado que focam em técnicas ou mudanças de hábitos, As coisas que você só vê quando desacelera se destaca pela sua simplicidade e profundidade acessível. Ele não exige grandes transformações, mas sim pequenas mudanças de percepção que podem ter um impacto enorme no bem-estar.



4) Aceitação radical: Como despertar o amor que cura o medo e a vergonha dentro de nós

Autora: Tara Brach

 Nesse livro, Tara Brach, psicóloga clínica e renomada professora de meditação budista, propõe um caminho de autocompaixão e cura interior com uma abordagem que ela chama de aceitação radical. A ideia central é poderosa: só podemos nos libertar do sofrimento quando paramos de lutar contra nossos sentimentos e aprendemos a acolhê-los com gentileza.

O livro foca especialmente em lidar com emoções difíceis como medo, vergonha e a sensação de não sermos bons o suficiente – algo que Brach chama de transe da indignidade. Ela combina brilhantemente a sabedoria budista com insights da psicologia ocidental, oferecendo não apenas teoria, mas também práticas de mindfulness e meditações guiadas para ajudar nesse processo. A famosa técnica RAIN (Reconhecer, Aceitar, Investigar, Nutrir) é uma das ferramentas práticas mais valiosas ensinadas aqui.

Muitos leitores relatam que este livro foi um divisor de águas em suas jornadas de autoconhecimento e cura. Não é uma leitura leve, pois nos confronta com nossas vulnerabilidades, mas a recompensa é uma sensação maior de paz interior e autoamor. Comparado ao livro de Haemin Sunim, que oferece calma para o dia a dia, Aceitação radical propõe um trabalho mais intenso e transformador sobre as feridas emocionais.


5) Outlive: A arte e a ciência de viver mais e melhor

Autores: Peter Attia e Bill Gifford

Se você é do tipo que gosta de entender o porquê por trás das recomendações de saúde, vale a pena apostar nesse livro. Peter Attia, um médico especialista em longevidade e performance, nos entrega um manual de como viver mais e com qualidade de vida – o que ele chama de “healthspan” (período de vida saudável).

A premissa central é uma mudança de paradigma na medicina: em vez de esperar as doenças crônicas aparecerem para tratá-las (Medicina 2.0), Attia defende uma abordagem proativa e estratégica para preveni-las (Medicina 3.0). Ele foca nos quatro cavaleiros das doenças relacionadas à idade: doenças cardiovasculares, câncer, doenças neurodegenerativas e distúrbios metabólicos.

Comparado aos outros livros desta lista, Outlive é, sem dúvida, mais técnico,  focado na máquina biológica e em como otimizá-la para uma vida longa e funcional. Ele exige mais do leitor, tanto em termos de leitura quanto na aplicação das recomendações, pois algumas são desafiadoras (especialmente as de exercício!). Portanto, este livro não é uma leitura rápida ou casual de autocuidado, sendo uma indicação para quem está realmente comprometido em entender e aplicar a ciência da longevidade.


6) Permissão para sentir

Autor: Marc Brackett

Sabe aquela sensação de não saber direito o que está sentindo, ou pior, sentir que não deveria estar sentindo certas coisas? Pois bem, este livro mostra que aprender a lidar com nossos sentimentos – todos eles – é uma habilidade essencial que pode (e deve!) ser desenvolvida.

A grande sacada do livro é o método RULER, um acrônimo em inglês para as cinco habilidades chave da inteligência emocional: Reconhecer, Compreender (Understand), Nomear (Label), Expressar e Regular as emoções. Brackett argumenta que, ao dominar essas habilidades, você melhora seu bem-estar, relacionamentos, desempenho no trabalho e até sua saúde física. Ele também derruba o mito de que existem emoções “boas” e “ruins”, defendendo que todas têm uma mensagem e um propósito.

Outro ponto legal desse livro são os relatos pessoais e casos de escolas e empresas que implementaram o método RULER, mostrando o impacto real dessa abordagem. O autor ainda enfatiza a importância de ampliar nosso vocabulário emocional – dar nomes precisos aos sentimentos faz toda a diferença! Um excelente livro para desenvolver inteligência emocional!


7) Autocompaixão. Pare de se torturar e deixe a insegurança para trás

Autora: Kristin Neff

Já reparou como somos mestres em oferecer apoio e gentileza a um amigo que está sofrendo, mas quando somos nós na mesma situação, ligamos o modo autocrítica no volume máximo? Pensando nisso, Kristin Neff, uma das maiores pesquisadoras do tema no mundo, mostra que existe um caminho muito mais saudável e eficaz: a autocompaixão

Essa abordagem se baseia em três pilares: autobondade (ser gentil consigo mesmo em vez de se julgar), humanidade compartilhada (reconhecer que sofrer e falhar faz parte da experiência humana, não um defeito só seu) e atenção plena (observar seus sentimentos dolorosos sem se deixar consumir por eles).

O livro traz várias pesquisas que comprovam os benefícios da autocompaixão para a saúde mental e o bem-estar. Além disso, Neff apresenta meditações e reflexões simples para cultivar essa habilidade no dia a dia. Não à toa, esse é um dos livros mais indicados por psicólogos, especialmente para quem sofre com autocrítica.

✅ Assine Kindle Unlimited e leia à vontade mais de 2 milhões de e-books. Inicie seu teste grátis de 30 dias.


8) Caderno de exercícios para cuidar de si mesmo

Autores: Anne Van Stappen e Jean Augagneur

Bem, agora chega de só ler sobre autocuidado, que tal colocar a mão na massa? Essa é a ideia deste Caderno de exercícios, que foge do formato tradicional de leitura, propondo uma experiência interativa de autoconhecimento e bem-estar

Anne Van Stappen, conhecida por seu trabalho com a Comunicação Não-Violenta (CNV), e o ilustrador Jean Augagneur criaram um guia prático para transformar a intenção de se cuidar em ações concretas. Este livro funciona como um diário guiado, com espaços para escrever, refletir e experimentar. 

Os exercícios propostos abrangem diversas áreas essenciais para o autocuidado, explorando a conexão com as próprias necessidades e sentimentos (uma marca da CNV), a gestão do estresse, a definição de limites saudáveis e a busca por atividades que realmente nos nutrem. A ideia é que, ao fazer os exercícios, você não apenas entenda, mas sinta e pratique o autocuidado.


9) Um tempo pra mim

Autora: Ana Beatriz Barbosa

Aqui vai mais uma indicação de livro prático, com exercícios para implementar o autocuidado de verdade na sua rotina. A proposta da obra é tirar 10 minutinhos por dia para um encontro marcado com você mesmo, focado no seu autocuidado mental. 

Assim, o maior diferencial desse livro sobre autocuidado é seu formato: para cada dia do ano, você encontra uma reflexão sobre alguma faceta da vida e, logo em seguida, um exercício prático para colocar a ideia em ação nesses preciosos dez minutos. Não é um livro para devorar de uma vez, mas sim para ser um companheiro diário, um ritual de conexão interna

E o melhor de tudo? Você pode começar a usá-lo em qualquer dia do ano, sem desculpas! Essa estrutura diária e a curta duração tornam o autocuidado muito mais acessível. É como ter uma mini-sessão de clareza mental garantida, guiada pela expertise da famosa psiquiatra Ana Beatriz Barbosa.


10) Você pode curar sua vida

Autora: Louise Hay

Este é um grande clássico do universo do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, um livro que marcou gerações e continua relevante. Sua premissa fundamental é que nossas dores, tanto físicas quanto emocionais, têm raízes em padrões de pensamento negativos, ressentimentos não resolvidos e falta de amor-próprio

Portanto, com mudanças de pensamentos e praticando o amor e a aceitação incondicional por si mesmo, você pode mudar e até curar sua vida. Perceba que este título tem uma abordagem mais metafísica, ideal para quem busca uma conexão mente-corpo por uma perspectiva mais intuitiva e espiritual, com foco no poder do pensamento.

Seu grande diferencial, e talvez o ponto mais conhecido (e por vezes debatido), é a extensa lista que conecta doenças e desconfortos físicos a prováveis padrões mentais e emocionais associados. Independentemente de concordar 100% com essas conexões, a ferramenta principal que Louise oferece é universalmente poderosa: as afirmações positivas.

Usufrua dos benefícios do autocuidado com os melhores livros sobre o tema!

E aí está a seleção dos melhores livros sobre autocuidado para transformar sua relação consigo mesmo e com o mundo ao seu redor. 

Como você viu, esse universo é vasto, oferecendo desde reflexões filosóficas, como as de Haemin Sunim e Tara Brach, até abordagens científicas para a longevidade, como a de Peter Attia, passando por ferramentas práticas de inteligência emocional, autocompaixão e hábitos diários de bem-estar, como nos mostram os autores Marc Brackett, Kristin Neff e Ana Beatriz Barbosa Silva, entre outros.

Gostou das indicações e acha que elas podem inspirar outras pessoas? Então, que tal compartilhar este artigo nas suas redes sociais, com seus amigos e familiares? Desde já agradeço o apoio e te desejo uma ótima leitura!

*Compras feitas através dos links aqui indicados podem gerar comissões para o site Vi Claramente;

** As imagens dessa página podem ter sido geradas com inteligência artificial.

3 Comentários

  1. Pingback:Melhores livros para aumentar a autoestima - Vi Claramente

  2. Pingback:Melhores livros para aprender a dizer não - Vi Claramente

  3. Pingback:Como lidar com a rejeição (amorosa, pessoal, profissional…) - Vi Claramente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *