Menu fechado

Top 10 melhores livros sobre criatividade

Os melhores livros sobre criatividade são aqueles que nos ajudam a enxergar o mundo de novas maneiras, conceber ideias e concretizá-las. Além disso, essas leituras podem trazer inspiração e ferramentas para desbloquear seu potencial criativo

Então, se você quer uma ajudinha para expressar sua criatividade, está no lugar certo! Nesse artigo você vai encontrar os melhores livros sobre o tema. Alguns trazem reflexões filosóficas sobre o ato criativo, outros são mais como guias práticos para estimular a imaginação e superar bloqueios. Seja qual for a abordagem que você procura, vai encontrar o título ideal nessa lista! Vale a pena conferir!

Top 10 livros para estimular sua criatividade

Um bom livro sobre criatividade pode te ajudar a expressar seu talento criativo na arte, no trabalho e em qualquer aspecto da sua vida. Confira as indicações a seguir e escolha sua próxima leitura!

1) Roube como um artista

Autor: Austin Kleon

Quer um livro levinho, gostosinho e divertido? Então pode apostar nesse título! Ele traz 10 dicas para botar para fora sua criatividade. São propostas simples, aplicáveis por qualquer pessoa. Aliás, um dos pontos fortes da obra é tratar da criatividade como algo corriqueiro, sem aquela aura mística e inatingível que costumamos atribuir a ela.

O autor deixa claro que ser criativo não requer inventar algo do zero. Você pode fazer isso roubando, como sugere o título. O roubo de um artista não tem nada a ver com plágio, mas sim com uma espécie de engenharia reversa. Trata-se de buscar inspiração no que gosta e em quem admira. Assim, a criação fica muito mais fácil e prazerosa!

E um ponto legal que Kleon traz é que, ao fracassar em fazer uma cópia fiel do original (e você vai!), acaba criando algo original só seu! Também vale mencionar a narrativa prática e objetiva, além da diagramação divertida, que tornam a experiência ainda mais agradável. 

✅ Assine Kindle Unlimited e leia à vontade mais de 2 milhões de e-books. Inicie seu teste grátis de 30 dias.


2) O caminho do artista

Autora: Julia Cameron

Esse livro nasceu de um curso de criatividade que a autora desenvolveu para ajudar pessoas, artistas ou não, a superar bloqueios criativos. Trata-se de um programa de 12 semanas com uma série de reflexões e atividades práticas diárias, semanais e esporádicas. Mas não se preocupe, pois as atividades diárias não tomarão muito mais de 30 minutos do seu tempo.

O programa proposto traz uma abordagem terapêutica, cheia de elementos de autoconhecimento e superação de medos e crenças limitantes. Além disso, a autora trata da criatividade de forma espiritual, embora não tenha nenhuma abordagem religiosa, nem qualquer impeditivo para ateus ou agnósticos.

Devido a essas características, é uma leitura maravilhosa para pessoas de qualquer idade, sexo, profissão ou área de atuação. Ideal tanto para artistas e aspirantes, como para quem não se considera criativo. Contudo, vale avisar que as reflexões e atividades são profundas e podem abalar suas estruturas emocionais. Portanto, só leia se estiver com a mente aberta para encarar de frente seus bloqueios.


3) Criatividade S.A.

Autora: Ed Catmull

Se você é fã da Pixar, precisa ler esse livro! Nele, Ed Catmull, cofundador do estúdio, compartilha os bastidores da empresa e mostra como foi possível criar um ambiente onde a criatividade é incentivada o tempo todo. A obra é uma aula sobre como construir uma cultura criativa forte, com princípios que podem ser aplicados em qualquer área, não só no mundo do cinema ou da animação.


De forma estruturada e prática, Catmull fala sobre a importância do erro, da transparência e do trabalho em equipe para fomentar a criatividade. Além disso, ele conta histórias dos bastidores de filmes como Toy Story e Procurando Nemo, o que deixa a leitura ainda mais envolvente. Um excelente livro para quem busca insights concretos sobre gestão de equipes criativas.


✅ Assine Kindle Unlimited e leia à vontade mais de 2 milhões de e-books. Inicie seu teste grátis de 30 dias.


4) Grande Magia

Autora: Elisabeth Gilbert

Da mesma autora de Comer, Rezar, Amar, Grande Magia é uma conversa sincera e bem-humorada sobre criatividade e como ela pode (e deve!) fazer parte da nossa vida sem aquele peso da perfeição ou do medo do fracasso.

Diferente de Criatividade S.A., que trata da criatividade no ambiente de trabalho, aqui a abordagem é mais pessoal. Gilbert também fala sobre como lidar com bloqueios, inseguranças e autossabotagem, sempre de um jeito muito pessoal e próximo do leitor. Ela defende que a inspiração é quase um ser místico, que aparece para quem está disposto a recebê-la sem medo.

A leitura é fluida, cheia de histórias pessoais e reflexões encorajadoras. Se você sente que falta coragem para se jogar em projetos criativos, esse livro pode ser aquele empurrãozinho amigo. Uma leitura ideal para enxergar a criatividade com mais leveza e menos cobrança!


5) Criatividade: O flow e a psicologia das descobertas e das invenções

Autor: Mihaly Csikszentmihalyi

 O famoso psicólogo Mihaly Csikszentmihalyi, que desenvolveu o conceito de flow, explica nesse livro como funcionam os estados mentais que favorecem a criação e a inovação. Ele analisa como pessoas altamente criativas – de cientistas a artistas – trabalham e quais hábitos têm em comum.

Comparando com os títulos indicados acima, o diferencial dessa obra é sua abordagem mais científica e baseada em pesquisas. Csikszentmihalyi explica as condições ideais para entrar no estado de flow, aquele momento em que você fica tão imerso em uma atividade que o tempo parece desaparecer.


Portanto, a proposta do livro é esclarecer os mecanismos por trás da criatividade e como aplicá-los no dia a dia. Apesar de ser um pouco mais denso que os outros da lista, ele traz insights interessantíssimos para quem quer dominar seu próprio processo criativo.


6) Pense como um artista: …e tenha uma vida mais criativa e produtiva

Autor: Will Gompertz

Se você tem curiosidade em saber como os grandes artistas pensam, esse livro é para você! Will Gompertz, crítico de arte da BBC, destrincha os hábitos e mentalidades que tornaram pintores, escritores e músicos tão inovadores

A grande sacada do livro é a comparação entre artistas e pessoas comuns. Gompertz argumenta que qualquer um pode desenvolver um olhar criativo se estiver disposto a questionar regras, explorar novas ideias e assumir riscos


Com uma linguagem divertida e acessível, ele usa exemplos de Van Gogh, Picasso, Warhol e muitos outros para ilustrar suas ideias. Se você gostou de Roube Como um Artista, de Austin Kleon, vai curtir esse livro! Ele segue a mesma linha de incentivar a criatividade sem fórmulas prontas, mas com muitas dicas práticas e inspiradoras.


7) A história secreta da criatividade

Autor: Kevin Ashton

Sabe aquela ideia de que a criatividade nasce de um momento de inspiração divina? Kevin Ashton desmistifica isso e mostra que a inovação vem do trabalho duro, da experimentação e da persistência

Nesse livro, ele conta casos reais de cientistas, artistas e inventores que revolucionaram suas áreas – não porque tiveram um lampejo genial, mas porque dedicaram anos ao aperfeiçoamento de suas ideias. Diferente de Grande magia, por exemplo, que trata a criatividade com leveza, essa obra tem um tom mais pragmático. 

Ashton defende que a criatividade é fruto do esforço e de processos metódicos. Ele apresenta as dificuldades enfrentadas por grandes inovadores, bem como a importância da repetição e do fracasso no caminho da originalidade. Assim, é uma obra menos romântica, mais sobre o lado suado da criação, sendo um bom incentivo para botar a mão na massa.


8) O ato criativo: Uma forma de ser

Autor: Rick Rubin

O produtor musical Rick Rubim apresenta nesse livro sua visão sobre criatividade – para ele, ser criativo não é um dom ou um talento, mas sim um modo de existir no mundo. Ele fala sobre inspiração, bloqueios e a importância de se manter aberto ao que o universo tem a oferecer, em um estilo poético, introspectivo e, às vezes, até enigmático. 

Mas essa é justamente a magia do livro: ele te faz olhar para a criatividade de uma maneira muito mais ampla. Com tom abstrato e sensorial, esse livro lembra um pouco Grande magia e O caminho do artista, na maneira como trata a criatividade: como um fenômeno fluido e acessível a todos. Se você está buscando uma leitura que vai te fazer questionar sua relação com a arte e com a vida, esse livro pode ser exatamente o que precisa.


9) Destrua este diário

Autora: Keri Smith

Esse não é um livro convencional – na verdade, ele não é bem um livro. Destrua este diário é um convite para soltar a criatividade de maneira interativa. Nele, Keri Smith propõe desafios inusitados que te incentivam a rabiscar, rasgar, pintar e até jogar fora algumas páginas

A ideia é se libertar do perfeccionismo e experimentar a criação sem medo de errar. Se você sente bloqueios criativos ou quer se divertir explorando novas formas de expressão, essa obra é uma ótima escolha. É um livro perfeito transformar o processo criativo em algo lúdico e sem regras.


10) Mostre seu trabalho!

Autor: Austin Kleon

Depois do sucesso de Roube como um artista, Austin Kleon traz outra lição essencial para criativos: compartilhar suas ideias. Mostre seu trabalho! ensina como divulgar seu processo criativo e se conectar com o público, sem parecer insistente ou autopromocional.

O livro traz dicas práticas sobre networking, presença online e como transformar sua jornada criativa em algo inspirador para os outros. Com uma abordagem simples e direta, é uma leitura ideal para quem quer fazer novas conexões e tornar seu trabalho mais visível.

Agora é com você: transforme inspiração em ação!

Nesse artigo você conferiu os melhores livros sobre criatividade, cada um com uma abordagem distinta, mas todos com inspirações para transformar ideias em realidade. 

Autores como Mihaly Csikszentmihalyi, Elizabeth Gilbert e Austin Kleon, entre outros, trazem ideias incríveis para desbloquear o potencial criativo e aplicá-lo no dia a dia. Agora é só escolher o título que combina mais com seu estilo ou que atenda às suas necessidades do momento.

Ah, e se esse conteúdo foi útil para você, lembre que pode ser também para outras pessoas! Então, compartilhe esse artigo com seus amigos para que eles também encontrem inspiração nos melhores livros sobre criatividade!

*Compras feitas através dos links aqui indicados podem gerar comissões para o site Vi Claramente;

** As imagens dessa página podem ter sido geradas com inteligência artificial.

2 Comentários

  1. Pingback:Melhores livros para superar a ansiedade - Vi Claramente

  2. Pingback:Melhores livros sobre hábitos - Vi Claramente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *