Os melhores livros sobre estoicismo para iniciantes são aqueles que apresentam uma narrativa acessível e fácil de entender, adaptada para a nossa realidade. Afinal, ainda que a sabedoria estoica esteja tão atual hoje quanto era no Império Romano, a maioria dos livros dessa época possuem linguagem densa, de difícil compreensão para iniciantes.
No entanto, felizmente há diversos livros contemporâneos que capturam a sabedoria estoica, traduzindo-a para um tom mais leve e informal, facilitando o acesso de quem está iniciando os estudos dessa filosofia. Se esse é o seu caso, então fique por aqui e confira a seleção dos melhores livros sobre estoicismo para iniciantes. Vai dar vontade de ler todos!
O que é o estoicismo?
O estoicismo é uma escola de filosofia fundada na Grécia Antiga, mais precisamente em Atenas, no século III a.C., por Zenão de Cítio. Ele costumava ensinar seus preceitos em um pórtico (stoa, em grego), daí surgiu o nome estoicismo.
Posteriormente, essa filosofia foi desenvolvida e expandida por outros pensadores, como Cleantes e Crisipo. Contudo, os filósofos estoicos mais famosos foram Sêneca, Epicteto e Marco Aurélio, que viveram na era do Império Romano, a partir do século I d.C.
As principais ideias do estoicismo podem ser resumidas em alguns pontos-chave:
- a virtude é o único bem verdadeiro, todas as outras coisas, como riqueza, fama e saúde, são indiferentes;
- as emoções destrutivas provêm de percepções equivocadas. Portanto, uma pessoa com “perfeita” sabedoria e razão, não sofre dessas emoções;
- devemos viver de acordo com a natureza e a razão, sempre visando encontrar a paz interior e a apatia, esta última descrita como a ausência de paixões irracionais;
- a tranquilidade interior deve ser conquistada por meio da prática do autocontrole e da disciplina.
Leia também: Top 10 lições do estoicismo para uma vida mais feliz
Top 10 melhores livros para iniciantes entenderem a filosofia estoica
O estoicismo traz lições valiosas sobre resiliência, autocontrole emocional e paz interior. Contudo, a maioria dos livros estoicos clássicos são densos e podem ser desafiadores para iniciantes. Então, se você está iniciando seus estudos nessa corrente de pensamento, confira a seguir livros maravilhosos que explicam os pilares do estoicismo de forma fácil de entender e aplicar!
A Vida dos Estoicos- Ryan Holiday e Stephen Hanselman
Melhor livro introdutório sobre os filósofos estoicos
Ryan Holiday é conhecido por adaptar a sabedoria estoica em uma linguagem atual e acessível em seus livros. Todos eles são ótimos, mas se você quer iniciar seus estudos entendendo como viviam e agiam os filósofos que desenvolveram esse estilo de vida, vai adorar esse livro!
A obra apresenta breves biografias de alguns mestres e discípulos de maior destaque no estoicismo, como Sêneca, Cícero, Catão e Marco Aurélio. Assim, Holiday e Hanselman introduzem os ensinamentos estoicos contextualizados ao longo dessas histórias. Um livro ideal para quem quer ter uma visão geral abrangente e bem embasada dos fundamentos do estoicismo e dos pensadores que o desenvolveram.
Cartas de um estoico- Volume I- Sêneca
Melhor livro estoico clássico para iniciantes
Se você quer beber da fonte da sabedoria, com um dos filósofos mais importantes dessa escola de pensamento, minha indicação para você é Cartas de um Estoico. Esse livro de Sêneca é o primeiro de uma coleção de 3 volumes, todos eles compostos de cartas de Sêneca para seu amigo Lucílio. O volume I, apresenta 63 das 124 cartas que compõem a obra completa.
Apesar de ser um clássico datado de 63-65 d.C., é um ótimo livro para iniciantes no estoicismo porque apresenta uma linguagem mais descontraída, em tom de conversa. Como Lucílio não tinha formação estoica prévia, os conselhos são apresentados de maneira informal e simples, porém, com toda a profundidade da sabedoria de um dos pensadores estoicos mais proeminentes da História.
O primeiro volume aborda temas como a busca da felicidade, a desilusão, a amizade, a velhice, o medo da morte e até gestão do tempo escasso, mais atual do que nunca. Como o conteúdo é dividido em cartas, sem uma ordem específica, você pode ler no seu tempo e na ordem que quiser.
O pequeno manual estoico- Jonas Salzgeber
Melhor livro estoico interativo e prático
Mais uma ótima opção para iniciantes, O pequeno manual estoico se propõe a ser um guia rápido e prático. Apresenta os principais conceitos do estoicismo expostos em forma de 55 dicas e soluções para questões financeiras, familiares, profissionais, emocionais entre outras.
Essas lições são independentes entre si, então você pode ler de forma aleatória ou escolher um tema conforme o desafio que esteja enfrentando no momento. Além disso, as lições são interativas, com perguntas, exercícios e espaços para você escrever. Ele é ideal para ser seu livro de cabeceira ou para carregar consigo para consultas breves no dia a dia.
Lições de estoicismo- John Sellars
Breve resumo das principais lições do estoicismo
Se você está curioso em entender o pensamento estoico, mas nunca teve nenhum contato com essa filosofia, esse pode ser o livro ideal para você! Ele dá uma visão geral e abrangente, reunindo as principais ideias de Sêneca, Marco Aurélio e Epicteto, os pensadores estoicos romanos mais conhecidos.
Um dos principais ensinamentos da obra é sobre a importância de focar no que se pode controlar, sem apego ao desfecho, um dos pilares do estoicismo. Além de ter uma linguagem clara e simples, o livro é curto, com apenas 96 páginas. Por isso, é um dos melhores livros sobre estoicismo para iniciantes.
O ego é seu inimigo- Ryan Holiday
Melhor livro estoico para vencer o ego e ser mais feliz
Mais um de Ryan Holiday na lista porque os livros dele caem como uma luva para qualquer leitor em busca de sabedoria, independente do nível de experiência. Contudo, diferente de A vida dos estoicos, O ego é seu inimigo não fala sobre o estoicismo diretamente. Na verdade, ele fala sobre como vencer o ego por meio de fundamentos típicos da visão estoica.
Segundo o autor, o ego é responsável por destruir carreiras, empresas e fortunas, de forma que é imperativo superar esse adversário interno para viver bem e ter êxito. Nessa obra, ele conta histórias de personalidades famosas que alcançaram sucesso em diversas áreas e quais estratégias utilizaram para se sobrepôr a esse inimigo inerente de todo ser humano.
Manual de Epicteto
Livro curto sobre estoicismo clássico
Embora não apresenta a linguagem leve e informal como os títulos citados acima, o Manual de Epicteto pode ser considerado uma leitura de nível intermediário, e deve agradar iniciantes no estoicismo que desejam conhecer obras clássicas. Esse é um livro relativamente fácil de ler porque é bem curtinho, com apenas 96 páginas, o que permite a leitura e releitura de forma rápida.
Ele aborda temas relacionados à conduta e comportamento em sociedade, e prega o desenvolvimento das virtudes essenciais ao estoicismo, tais como justiça, tolerância, benevolência, simplicidade, aceitação de destino, comunhão com a natureza, entre outros. Enfim, um verdadeiro manual de conduta estoica.
Diário estoico- Ryan Holiday e Stephen Hanselman
Livro sobre estoicismo mais fácil de ler no dia a dia
Além da linguagem leve e atual, a própria configuração desse livro sobre estoicismo para iniciantes o torna super fácil de ler. Isso porque ele é organizado em lições diárias, devidamente datadas, para que você leia, literalmente, uma página por dia ao longo de 1 ano.
Recomendo que você comece a leitura na página correspondente ao dia exato em que começar o livro, e siga na ordem cronológica correta. Quando o ano acabar, você vai para o início do livro e começa o ano seguinte a partir das primeiras páginas. Assim não tem como errar 😉
Pense como um imperador- Donald Robertson
Inspirado nos ensinamentos de Marco Aurélio
A proposta desse livro é estudar e se inspirar nos ensinamentos do livro Meditações, do imperador romano Marco Aurélio, um dos estoicos mais influentes da História. Contudo, o autor dá uma roupagem atual a essas lições, mesclando com exercícios práticos, técnicas de mindfulness e estratégias de gerenciamento do estresse.
A principal virtude abordada é a resiliência, visando desenvolver essa capacidade frente aos desafios típicos da vida moderna. Embora apresente uma abordagem super atual, eu o classificaria como uma leitura iniciante a intermediária. Assim, o recomendo para quem está desenvolvendo seus primeiros contatos com o estoicismo, mas já tem o hábito da leitura de livros.
Um café com Sêneca- David Fideler
Para conhecer Sêneca, um dos filósofos estoicos mais influentes
Se você quer se aprofundar na sabedoria de Sêneca, mas não está familiarizado com a linguagem densa das obras clássicas do grande filósofo estoico, esse livro pode resolver seu problema!
Nele, David Fideler traduz a sabedoria de Sêneca para uma narrativa moderna e acessível, mas sem perder a profundidade dos ensinamentos do mestre.
O obstáculo é o caminho- Ryan Holiday
Aplicando o estoicismo para enfrentar as adversidades
Assim como O ego é seu inimigo, esse é um livro que não fala diretamente sobre o estoicismo, mas ajuda o leitor a encarar os desafios da vida cotidiana sob o prisma dessa filosofia. Aliás, essa obra trata especificamente sobre as adversidades da vida, que costumamos enxergar como empecilhos e incômodos.
Nele, Holiday nos mostra como a abordagem estoica é diferente da visão de túnel que estamos acostumados a ter, especialmente nos momentos mais difíceis da vida.
O autor ainda traz exemplos de como diversas personalidades famosas, como George Clooney e Steve Jobs foram capazes de encontrar as oportunidades nos desafios, e nos mostra que podemos fazer o mesmo, basta ajustar as lentes com as quais vemos os obstáculos.
Aprendendo sobre o estoicismo sem quebrar a cabeça
A filosofia estoica está em voga atualmente porque nos dá ferramentas para encarar os desafios da vida com leveza e desapego, vencendo as armadilhas do estresse e da ansiedade que minam nossa qualidade de vida.
Embora a leitura dos livros clássicos de Sêneca e Marco Aurélio seja indispensável para quem quer se aprofundar no estoicismo, eles podem ser complicados e cansativos para quem ainda não está familiarizado com a doutrina.
Portanto, se você quer começar com uma leitura leve, escolha um (ou vários) dos melhores livros sobre estoicismo para iniciantes, e comece a aplicar os preceitos estoicos na sua vida hoje mesmo!
Ah, e se gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos e familiares para que eles também possam se beneficiar dessa sabedoria milenar!
*Compras feitas através dos links aqui indicados podem gerar comissões para o site Vi Claramente;
** As imagens dessa página podem ter sido geradas com inteligência artificial.
Pingback:Top 10 melhores lições do estoicismo para uma vida mais feliz
Pingback:Melhores livros de Sêneca: sobre o que falam e qual comprar - Vi Claramente