Menu fechado

Melhores livros sobre inteligência emocional

Os livros sobre inteligência emocional são uma ótima fonte de aprendizado para entender e gerenciar melhor as próprias emoções. Aliás, hoje a inteligência emocional é considerada um dos principais diferenciais pessoais e profissionais, de forma que desenvolver essa habilidade pode trazer uma vida mais equilibrada, relações mais saudáveis e até ajudar a ter sucesso no ambiente de trabalho

Diversos especialistas em psicologia, neurociência e desenvolvimento pessoal têm explorado o tema em obras que trazem teorias fundamentadas e práticas acessíveis. Assim, esses livros podem ser grandes aliados na construção do autoconhecimento e de uma vida mais intencional.

Se é isso o que você procura, então fique por aqui, pois nesse artigo você terá acesso a uma seleção dos melhores livros sobre inteligência emocional, com conteúdos valiosos para leitores de todos os níveis de conhecimento. Confira!

O que é ter inteligência emocional?

Ter inteligência emocional significa possuir a habilidade de compreender e gerenciar as próprias emoções de maneira saudável, e também perceber e lidar com as emoções dos outros de forma empática. Isso envolve ainda a capacidade de reconhecer como os sentimentos influenciam nossos pensamentos e comportamentos, permitindo tomar decisões mais equilibradas. 

A inteligência emocional também abrange habilidades como a empatia, a escuta ativa e a autorregulação. Pessoas emocionalmente inteligentes conseguem identificar quando estão sob o efeito de emoções intensas, como raiva ou tristeza, e utilizam estratégias para se acalmar e agir de forma mais consciente

Além disso, essa habilidade permite reconhecer os sentimentos alheios e responder a eles de forma respeitosa, evitando conflitos desnecessários e promovendo uma comunicação mais aberta e harmoniosa.

Leia também: Melhores livros para se tornar mais inteligente

Top 10 melhores livros sobre inteligência emocional

Confira a seguir os melhores livros para entender o que é inteligência emocional e como desenvolvê-la. Com isso, você poderá alcançar mais tranquilidade e satisfação na sua vida pessoal, profissional, nos relacionamentos e até mesmo vender mais! Vale a pena conferir!

1) Inteligência emocional 

Autor: Daniel Goleman

 Não tem como abrir essa lista sem ser com o maior clássico sobre o tema. Lançado nos anos 90, quando até então, a sociedade tendia a supervalorizar a mente racional sobre as emoções, Daniel Goleman quebrou paradigmas ao defender que a inteligência emocional tem papel crucial sobre o sucesso profissional, acadêmico e em todas as áreas da vida.

Aliás, ele afirma que a forma como gerenciamos as nossas emoções pode ser ainda mais determinante para o sucesso do que o próprio QI. Nesse livro, o autor contextualiza a inteligência emocional englobando 5 habilidades que a integram: autoconsciência, autorregulação, motivação, empatia e habilidades sociais. 

Além desse grande clássico, Goleman também lançou a seguir outros títulos atualizados sobre inteligência emocional, alguns deles relacionados a liderança. Se quiser conhecer, leia o artigo Os melhores livros de Daniel Goleman.


2) Comunicação não-violenta 

Autor: Marshall Rosenberg

Muito mais que um dos melhores livros sobre comunicação, essa obra traz uma metodologia que promove empatia e respeito, sendo, inclusive, uma ferramenta muito útil na resolução de brigas e desentendimentos nos mais diversos cenários.

Ao invés de simplesmente reagir aos impulsos emocionais, a Comunicação Não Violenta (CNV) nos ensina a buscar a compreensão das motivações e necessidades de cada indivíduo envolvido, facilitando acordos e soluções que beneficiem a todos.

Assim, a CNV contribui para o autoconhecimento e o desenvolvimento da inteligência emocional, já que exige que a pessoa reflita sobre seus próprios sentimentos e necessidades antes de agir ou responder. Além disso, vale ressaltar que essa abordagem pode ser adaptada para os mais variados contextos, desde uma conversa com um familiar até na pacificação de conflitos violentos.


3) A coragem de ser imperfeito  

Autora: Brené Brown

Esse livro fala sobre a importância da vulnerabilidade como força para o crescimento pessoal e para a construção de relacionamentos autênticos. Brené Brown, pesquisadora e especialista em coragem, vulnerabilidade e empatia, baseia-se em anos de estudos sobre o comportamento humano para desmistificar a ideia de que a vulnerabilidade é uma fraqueza.

No livro, ela argumenta que, aceitar nossas imperfeições e mostrar nossa verdadeira essência é a chave para fortalecer laços e viver de maneira mais plena. Brown explica que a vulnerabilidade é, na verdade, uma fonte de coragem, pois envolve a disposição de enfrentar incertezas, riscos e exposição emocional sem a garantia de um resultado positivo. Isso significa abrir mão da necessidade de perfeição e abraçar o desconhecido.


4) Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes  

Autor: Stephen R Covey

 Esse clássico da literatura de desenvolvimento pessoal e profissional foi publicado pela primeira vez em 1989 e até hoje é um dos livros mais vendidos e recomendados da categoria. Ele trata sobre como viver e trabalhar de maneira mais eficiente e com propósito. 

Para isso, a obra apresenta sete atitudes consideradas fundamentais para o sucesso profissional, pessoal e familiar. Esses hábitos são baseados em princípios e valores éticos que devem nortear as tomadas de decisão. O autor também aborda a diferença entre dependência, independência e interdependência, mostrando os estágios do desenvolvimento emocional. 

Embora o título pareça clichê, seus ensinamentos são transformadores e, ao mesmo tempo, super simples, características típicas de ideias geniais. Não à toa a obra resistiu à prova do tempo e continua entre os livros de desenvolvimento pessoal mais vendidos.


5) Como fazer amigos e influenciar pessoas 

Autor: Dale Carnegie

Ta aí outro clássico que não perde nunca a relevância! Publicado pela primeira vez em 1936, o livro Como fazer amigos e influenciar pessoas, de Dale Carnegie, traz lições incríveis de empatia, comunicação e influência para empregar em relacionamentos de qualquer natureza.

A obra é dividida em 4 partes: a primeira trata de princípios básicos para lidar com pessoas de forma geral; a segunda parte ensina como fazer as pessoas gostarem de você; em seguida vem as táticas para persuadir, e, por fim, estratégias para contextos de liderança.

Cada uma das lições é ilustrada com exemplos reais de pessoas comuns e até personalidades famosas, como Abraham Lincoln e Franklin D. Roosevelt. Um excelente livro de Dale Carnegie que super vale a pena!


6) O código da inteligência: Inteligência socioemocional aplicada 

Autor: Augusto Cury

Em O código da inteligência, Augusto Cury, psiquiatra e escritor brasileiro, aborda como a inteligência socioemocional pode ser cultivada e aplicada em diferentes aspectos da vida, desde a gestão de emoções até a construção de relacionamentos saudáveis.

Cury destaca que a inteligência emocional vai além de simplesmente entender e controlar as próprias emoções; ela envolve a capacidade de compreender as emoções dos outros e interagir de maneira eficaz e empática. O autor apresenta conceitos e técnicas para desenvolver essa forma de inteligência, enfatizando a relevância do autoconhecimento e da autorreflexão.


7) Emoções inteligentes: governe sua vida emocional e assuma o controle da sua existência

Autor: Tiago Brunet

A impactante frase “Emoções são passageiras, mas decisões são permanentes” na contracapa desse livro já dá uma pista do que esperar da leitura. A obra foca em autoconhecimento e na gestão emocional, com a premissa de que é necessário dominar as emoções a fim de tomar as rédeas da própria vida.

Ao longo do livro, Brunet, que é escritor e palestrante na área de desenvolvimento pessoal e espiritualidade, apresenta princípios e práticas para desenvolver a inteligência emocional e fortalecer o equilíbrio emocional.


Além disso, o autor também enfatiza a importância de cultivar uma espiritualidade ativa como uma maneira de fortalecer o bem-estar e a paz interior, mostrando como esses elementos se conectam com a inteligência emocional. Embora não tenha uma orientação especificamente religiosa, a obra atrai especialmente aos cristãos, muitos dos quais acompanham as pregações de Brunet em seus canais de comunicação.


8) Não acredite em tudo que você sente  

Autor: Robert L. Leahy

Não acredite em tudo que você sente oferece uma abordagem prática e esclarecedora para ajudar o leitor a gerenciar suas emoções, especialmente em situações de ansiedade. Leahy é psicólogo especialista em terapia cognitivo-comportamental (TCC), e ele usa sua experiência para desmistificar pensamentos e sentimentos que podem levar à ansiedade, ao estresse e à autocrítica.

O livro se baseia na premissa de que muitos dos sentimentos negativos não refletem necessariamente a realidade e, em vez disso, resultam de padrões de pensamento distorcidos e crenças irracionais. Leahy ensina o leitor a identificar e questionar esses pensamentos automáticos, substituindo-os por uma perspectiva mais realista e positiva por meio de técnicas da TCC.


9) Inteligência Emocional em Vendas 

Autor: Jeb Blount

Esse livro destaca que o sucesso nas vendas não depende apenas de técnicas de venda, mas principalmente da capacidade de entender e gerenciar emoções – tanto as próprias quanto as dos clientes. Afinal, considerando que a compra é um processo mais emocional do que racional, conseguir entender as necessidades emocionais dos clientes é uma habilidade crucial ao vendedor.

Além disso, o livro mostra como o autocontrole, a empatia e a resiliência emocional são essenciais para superar desafios comuns nas vendas, como a rejeição, a frustração e a imprevisibilidade. O autor apresenta técnicas para controlar reações impulsivas e manter a calma em situações de alta pressão. Isso inclui aprender a ouvir ativamente, identificar sinais não-verbais e criar conexão com o prospect.


10) Caderno de exercícios de inteligência emocional  

Autor: Ilios Kotsou

Como o título sugere, essa obra traz atividades para fortalecer sua inteligência emocional. Trata-se de um livro interativo, que é parte de uma série de cadernos de exercícios voltados para o autodesenvolvimento e o aprimoramento de habilidades emocionais

Os exercícios foram pensados para ajudar você a reconhecer e gerenciar emoções, desenvolver empatia e melhorar a capacidade de lidar com situações difíceis. Cada um deles propõe um momento de reflexão e autoconhecimento, ajudando a reconhecer padrões de pensamento, identificar reações automáticas e encontrar formas mais saudáveis de reagir aos desafios diários.


Desenvolva sua inteligência emocional com os melhores livros!

Investir em livros sobre inteligência emocional é uma ótima decisão para cultivar o desenvolvimento pessoal e profissional. Afinal, quando você aprimora a sua capacidade de gerenciar emoções, você se torna uma pessoa mais resiliente e empática, podendo melhorar seus relacionamentos, seu trabalho e seu bem-estar geral.

Então não vá embora sem escolher o livro sobre inteligência emocional que mais ressoa com você em seu momento de vida atual. Aproveite e compartilhe esse artigo com seus amigos que também apreciam bons livros de desenvolvimento pessoal

*Compras feitas através dos links aqui indicados podem gerar comissões para o site Vi Claramente;

** As imagens dessa página podem ter sido geradas com inteligência artificial.

5 Comentários

  1. Pingback:Melhores livros para se tornar mais inteligente - Vi Claramente

  2. Pingback:Melhores livros para aumentar a autoestima - Vi Claramente

  3. Pingback:Melhores livros sobre foco e concentração - Vi Claramente

  4. Pingback:Melhores livros de autoconhecimento - Vi Claramente

  5. Pingback:Melhores livros sobre PNL - Vi Claramente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *